Aposentadoria: por que devemos investir desde cedo?

Aposentadoria: por que devemos investir desde cedo?

“Aposentadoria é coisa de velho!”, é o que dizem alguns jovens na casa dos vinte ou trinta anos. Nessa idade, a grande maioria das pessoas quer aproveitar a vida, frequentar festas, fazer amigos, viajar e estudar. Poucos pensam no longo prazo, na terceira idade e menos ainda no pós-carreira, que é um momento decisivo em nossas vidas.

A idade chega, o período profissional acaba e de repente, você se vê em casa, sem um emprego formal e sem saber o que fazer dali em diante. Esse é o cenário de muitas pessoas que, na juventude aproveitaram sem pensar no amanhã e que agora, o planejamento financeiro fez falta. Por isso sempre frisamos a importância de se planejar financeiramente e investir em um futuro estável para usufruir quando a melhor idade chegar.

Para te ajudar nessa jornada, preparamos 5 vantagens de investir desde cedo na sua aposentadoria e a importância de começar a poupar agora, para aproveitar amanhã. Confira!

Por que investir desde cedo na aposentadoria?

Você é jovem, tem sonhos e metas de vida, e provavelmente já se imagina bem-sucedido, estabilizado e com uma carreira promissora daqui alguns anos. Para que os seus projetos sejam realizados, é preciso criar um planejamento emocional e principalmente financeiro.

Quanto mais cedo começar, maiores serão os seus resultados no longo prazo, visto que no momento da aposentadoria a rentabilidade dos seus investimentos junto ao valor acumulado, possibilitará uma renda confortável para aproveitar a terceira idade sem imprevistos.

Veja o exemplo abaixo e entenda na prática:

Idade atualIdade para se aposentarInvestimento mensal
25 anos65 anosR$ 200,00
Tempo de contribuiçãoValor total sem contar a rentabilidade 
30 anosR$ 72.000,00 

5 vantagens de investir na sua aposentadoria hoje

  • Segurança

Os planos de previdência complementar são os meios mais seguros e simplificados para investir o seu dinheiro. São grandes fundos de investimento focados na geração de rentabilidade no longo prazo.

  • Independência financeira

No momento de se aposentar, você terá a sua própria renda, além do que será pago pelo INSS. Ou seja, terá a sua independência financeira garantida de acordo o valor que você contribuiu ao longo dos anos até o resgate.

  • Valor acumulado

Quanto mais cedo começar a investir, maior será o valor final acumulado no seu plano, para a realização dos seus projetos pós aposentadoria. Com mais tempo de contribuição, maiores são as chances de manter a sua renda futura sem precisar de uma renda extra.

  • Contribuição mensal

Ao começar a investir cedo, você pode definir quanto da sua renda mensal será direcionada à aposentadoria. Para quem começa a pensar nisso mais tarde e deseja ter uma renda confortável, o investimento se torna obrigatoriamente maior, dado o tempo menor para contribuição no plano.

  • Educação financeira

Por último, mas não menos importante, vem a importância da educação financeira em todo o processo de investimento na aposentadoria. Ela entra como uma vantagem pois, a partir do momento que você traça os seus objetivos de vida, se faz presente o controle de orçamento pessoal e isso te ajuda a saber como poupar e como direcionar a sua renda.

Agora que você já sabe o quão importante é pensar no seu futuro desde cedo, chegou a hora de começar a mudar e planejar o seu futuro. A ELOS está aqui exatamente para isso, com um time de especialistas para te auxiliar e mostrar que os seus projetos de vida podem se tornar realidade através do investimento na previdência complementar.

Acesse o nosso site e venha para a ELOS!



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil nas oitavas de final da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais