Finanças

Uva: a fruta que traz muitos benefícios a saúde

0 minutos de leitura

18/02/22

Ajuda a proteger o coração de doenças e a prevenir o acúmulo de gorduras nas artérias

A uva é uma fruta muito popular no Brasil e no mundo, por ser versátil pode ser consumida de diversas maneiras: em sucos, bolos, doces, in natura e até mesmo na produção de vinhos.

Existem várias espécies de uvas, de diferentes colorações e com ou sem sementes, estima-se que no mundo existam cerca de 8 mil tipos de uva. No Brasil existem 6 espécies de uvas mais comuns, a mais famosa desta lista é a uva Itália, que tem como característica uma coloração verde ou amarelada, casca consistente e polpa crocante.

Normalmente as uvas mais maduras são as mais adocicadas, as mais comuns são as de coloração roxa e verdes, quanto mais escura maior será a quantidade de antioxidantes.

Confira abaixo alguns benefícios que a fruta traz ao nosso organismo:

Antioxidante: contém em suas propriedades resveratrol, um importante antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres.

Coração: o consumo regular de uvas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, a fruta contém potássio, que é um mineral que atua no controle da pressão arterial e neutralização do sódio.

Sangue: por conter baixo índice glicêmico ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue.

Visão: as uvas fazem bem aos nossos olhos, ela é composta por luteína e zeaxantina, que são antioxidantes que atuam na redução do estresse oxidativo e os danos que a luz solar causa à retina, além de proteger contra doenças que causam cegueira.

Com todos esses benefícios, a uva não pode faltar na sua dieta. Não exagerar e incluir na sua rotina a prática de atividades físicas é a receita para uma vida saudável.