Suplementos alimentares, o que devemos saber?

Suplementos alimentares, o que devemos saber?

Há muita divulgação dos seus benefícios e quase nenhum alerta sobre os malefícios que o uso incorreto pode trazer ao organismo

Eles já fazem parte da rotina de muitos brasileiros, seja para complementar a alimentação, auxiliar no desempenho na academia, para a perda de peso ou outras tantas finalidades. Existem diversas marcas e indicações que prometem resultados milagrosos, muitas vezes sem nem precisar de receita médica. 

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que os suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças.

É comum a utilização sem prescrição e sem acompanhamento médico desses suplementos. Há muita divulgação dos seus benefícios e quase nenhum alerta sobre os malefícios que o uso incorreto pode trazer ao organismo.

Para usar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é importante só tomar o suplemento indicado pelo médico ou nutricionista, respeitando o tipo e a dose recomendada pelo profissional, porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias pode prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer.

Quando o suplemento é indicado por um profissional da saúde devidamente certificado, ele é seguro para ser usado por aquela pessoa a que se destina e, para garantir a sua eficácia, é importante seguir as recomendações médicas em relação à dose e ao tempo que deve ser ingerido.

Tome cuidado com as notícias falsas e sensacionalistas compartilhadas principalmente em grupos de WhatsApp e outras redes sociais, em que são divulgadas recomendações “milagrosas” de suplementos para aumentar imunidade ou prevenir doenças. Essas indicações são perigosas, pois o tipo de suplemento e a quantidade que deve ser usada são indicações que variam de pessoa a pessoa e devem ser avaliados pelo seu médico ou nutricionista. O que faz bem para um amigo, pode fazer mal para você. 

De modo geral, os suplementos alimentares trazem benefícios, desde uma nutrição mais completa até um estilo de vida mais saudável e com mais disposição. Mas, antes de começar a consumir, é de extrema importância consultar um nutricionista ou seu médico de confiança. O profissional não só saberá quais vitaminas e minerais você deve consumir, como indicará a marca e o tipo ideal de suplemento, eliminando produtos que podem trazer riscos à saúde.

Para mais informações sobre suplementos alimentares, indicações, contraindicações, riscos, o que observar no rótulo desses produtos e outros pontos de atenção, acesse o site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares

Fontes:

https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/o-perigo-dos-suplementos-alimentares/

https://www.tuasaude.com/suplementos-alimentares/

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Revisão Anual do Perfil de Investimento

Os participantes ativos e assistidos do Plano CD podem solicitar a troca de perfil durante o mês de maio

Veja mais
Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Em decorrência da pandemia, vamos oferecer novamente este ano a possibilidade de suspensão excepcional

Veja mais
Leilão do imóvel do Sertão do Maruim foi encerrado dia 22/03

Leilão do imóvel do Sertão do Maruim foi encerrado dia 22/03

Recebemos um lance no valor mínimo estipulado para venda. O Conselho Delibarativo já aprovou a proposta.

Veja mais