Finanças

Saúde mental: mente e corpo em sintonia

0 minutos de leitura

09/02/22

O significado de saúde vai além de ter somente o corpo saudável, a mente e o corpo devem estar em harmonia

O nosso bem-estar está diretamente ligado à nossa saúde mental, manter a mente e o corpo em sintonia é essencial para uma vida tranquila e saudável. Muitas vezes relacionamos a saúde somente aos cuidados com o corpo, mas e a nossa mente como fica?

É muito importante trabalharmos nossa mente, principalmente para as adversidades do dia a dia, o autoconhecimento e bons hábitos podem ajudar a conservar nossa saúde mental.

Podemos entender que os hábitos saudáveis são aqueles que fazem bem ao nosso organismo e que nos trazem uma boa sensação. Sabe aquele sentimento de paz de espírito? Nada melhor do que se sentir assim não é mesmo?

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a manter sua saúde mental favorável:

Alimentação: os alimentos que ingerimos tem um grande peso em nosso organismo, tanto na questão corporal, quanto na questão mental. Uma alimentação balanceada e com variedade de alimentos é essencial para manter a saúde mental, isso porque alguns alimentos contêm nutrientes que ajudam nas atividades neuroquímicas, o que pode ajudar a reduzir os efeitos de transtornos mentais.

Sono: dormir é uma necessidade básica do nosso corpo e ter um boa noite de sono ajuda a deixar o nosso corpo relaxado, além disso auxilia na nossa disposição no decorrer do dia. Uma dica para ter um sono tranquilo é evitar dormir com objetos eletrônicos ligados, pode não parecer, mas isso interfere na qualidade do nosso sono.

Atividade física: a prática regular de exercícios físicos faz muito bem ao nosso corpo, ela auxilia no controle de hormônios, diminui o estresse e melhora a qualidade do sono.

É importante conhecer o nosso corpo e saber identificar alguns sinais, por isso, é recomendado realizar exames periódicos como forma de prevenção a doenças. Se for necessário consulte um psicólogo ou um terapeuta, procure o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da sua região, por meio dessa ferramenta ofertada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), se encontram atendimentos psicológicos totalmente gratuitos. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Referências:

https://blog.recco.com.br/saude-mental/