Novembro Azul – O Tabu na Saúde Masculina

Novembro Azul – O Tabu na Saúde Masculina

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos

Novembro azul representa o mês da campanha mundial de combate ao câncer de próstata e tem o objetivo de informar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce nas fases iniciais da doença.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Fica localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O tabu e a desinformação são os grandes inimigos da prevenção do câncer de próstata, principalmente quando falamos na realização do exame de toque retal. É muito importante descobrir a doença nas fases iniciais, pois isso garante um tratamento eficaz. O diagnóstico precoce ajuda a diminuir os riscos do desenvolvimento da doença de uma forma mais agressiva. Muitos homens não fazem seus check-up de rotina como deveriam.

Existem dois tipos de exames mais comuns para detectar o câncer de próstata: a dosagem de PSA, que é um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico (PSA), que é a uma proteína produzida pelo tecido da próstata e pelas células cancerosas. E o toque retal, que é um exame clínico que detecta alterações na próstata: presença de nódulos, endurecimentos ou certas irregularidades. O procedimento dura apenas alguns segundos.

Confira abaixo alguns fatores de risco mais comuns e sintomas do câncer de próstata:

Fatores de risco:

Idade: a incidência é maior nos homens com idade superior aos 50 anos

Histórico familiar: as chances de desenvolver a doença aumentam caso um parente de primeiro grau já tenha tido este tipo de câncer

Apresentar os fatores de risco não significa necessariamente que você vai desenvolver a doença. Muitos homens desenvolvem a doença sem ter um fator de risco conhecido. Mesmo que os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não é a causa direta da doença.

Sintomas câncer de próstata:

Dor óssea

Dores ao urinar

Vontade de urinar com frequência

Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

Fique atento se tiver algum desses sintomas. Lembre-se da importância de consultar anualmente o urologista e de realizar os exames periódicos. Mantenha uma alimentação saudável e realize exercícios físicos. Cuidar do corpo e da mente é essencial para manter sua qualidade de vida hoje e no futuro.

https://magscan.com.br/blog/conheca-os-exames-para-detectar-cancer-de-prostata/

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-cancer-de-prostata/5850/1130/

https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/


Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais