Finanças

O que são os fundos de pensão?

0 minutos de leitura

14/12/22

Os fundos de pensão são opções de investimento pensados para a construção de um patrimônio complementar para a aposentadoria, como forma de aumentar os recursos recebidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Diferentemente dos planos de previdência oferecidos por bancos ou seguradoras, os fundos de pensão são exclusivos para um ou mais grupos ligados a uma instituição, por isso também são chamados de previdência complementar fechada.

Essa costuma ser uma excelente opção e que vem ganhando a atenção de investidores de todo o Brasil. No entanto, apenas pessoas que trabalham em empresas que oferecem o benefício podem contar com todas as vantagens para construir uma renda maior para o momento da aposentadoria.

Em alguns casos, os participantes de fundos de pensão também podem indicar seus familiares para fazer parte desses planos exclusivos.

Quais as vantagens dos fundos de pensão?

Uma das maiores vantagens dos fundos de pensão é a possibilidade do recebimento de contrapartida. Isso significa que, além da contribuição do participante, a empresa também contribui com um percentual sobre o valor poupado por seus funcionários, diretamente em sua conta, aumentando o montante mais rapidamente. Além disso, as empresas que administram esses fundos não têm fins lucrativos, o que possibilita uma rentabilidade maior pela ausência ou redução de taxas.

Neste regime, quando o funcionário se aposenta, pode escolher se deseja receber o valor poupado em parcelas mensais, resgatar todo o dinheiro de uma vez ou, até mesmo, realizar uma portabilidade para outra instituição.

Para pessoas que não trabalham em empresas que oferecem fundos de pensão, existe a possibilidade de ter um plano de previdência complementar de uma entidade aberta, como bancos e seguradoras. Nesta opção, o valor a ser poupado precisa ser maior, tendo em vista que não haverá a contrapartida da empresa. Isso sem falar das taxas cobradas pelas financeiras, que costumam ser maiores, o que acaba comprometendo a rentabilidade.

Veja algumas diferenças entre Previdência Complementar Fechada (Fundo de Pensão) e Aberta (oferecida por bancos e seguradoras)

Deu para notar as vantagens dos fundos de pensão em relação às previdências oferecidas pelos bancos?

Se você trabalha em uma empresa que oferece plano de pensão aos seus funcionários, entre em contato para mais informações e aproveite os benefícios de um plano exclusivo.