O que é educação financeira?

O que é educação financeira?

Como o nome já sugere, a educação financeira são os bons hábitos de economia e controle de gastos pessoais que permitem melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros. Mas, esses bons hábitos vão além do que somente cortar gastos, poupar dinheiro e aprender a economizar. A educação financeira está atrelada a boa qualidade de vida, afinal, com dívidas e sem controle financeiro ninguém dorme em paz, não é mesmo?

Pare evitar dormir com aquela famosa dor de cabeça, é recomendado começar o quanto antes sua organização financeira, uma vida com bons hábitos financeiros nos traz a certeza de um futuro seguro e sem imprevistos.

A palavra “saúde” não se restringe somente ao nosso corpo, mas também abrange a saúde mental, normalmente, as pessoas que não têm uma vida financeira saudável não têm uma boa saúde mental.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como aprimorar a sua educação financeira:

Planejamento: a organização é a base de tudo, principalmente quando almejamos algum objetivo, nesse processo é recomendada a criação de uma lista, planilha ou a utilização de alguma ferramenta de controle de despesas para acompanhar os gastos mensais e saber quais pontos são os mais críticos, quais podem ser evitados e a importância de se ter uma reserva financeira para imprevistos.

Para ajudá-lo a organizar as finanças pessoais, elaboramos um simulador que possibilita planejar o destino da sua renda! Acesse agora! (https://seufuturo.mirador-atuarial.com.br/ascprev)

Equilíbrio emocional: como já foi citado acima, a saúde do nosso corpo e a saúde mental estão interligadas, então é essencial manter a nossa mente saudável, para que assim possamos tomar decisões conscientes e produtivas.

Metas: Um bom exercício de motivação é traçar metas, pode ser anotado em papel mesmo, metas de curto, médio e longo prazo, isso ajuda a acompanhar sua evolução ao longo do tempo e traz uma motivação maior para guardar ou investir para da sua renda.

Reserva de emergência: Como todos sabemos, imprevistos acontecem, e tendo essa consciência, nada melhor do que ter essa reserva no momento do imprevisto, não é mesmo? E fazer essa separação com a reserva de emergência evita que você use o dinheiro que foi destinado a outra conta.

Algo que sempre ressaltamos aqui no blog é que nunca é tarde para mudanças. Independente da sua idade ou condição financeira, busque conhecimentos e ferramentas que ajudem na sua educação financeira. Por meio do nosso programa de educação financeira e previdenciária – A Escolha Certa, oferecemos conteúdos, artigos e simuladores que te auxiliam e aprimoram seu conhecimento. Acesse aescolhacerta.com.br e acompanhe tudo!

Referências:

https://www.creditas.com/exponencial/educacao-financeira/

https://blog.nubank.com.br/educacao-financeira/

http://www.aescolhacerta.com.br/



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais