Finanças

O que é educação financeira?

0 minutos de leitura

19/08/22

Como o nome já sugere, a educação financeira são os bons hábitos de economia e controle de gastos pessoais que permitem melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros. Mas, esses bons hábitos vão além do que somente cortar gastos, poupar dinheiro e aprender a economizar. A educação financeira está atrelada a boa qualidade de vida, afinal, com dívidas e sem controle financeiro ninguém dorme em paz, não é mesmo?

Pare evitar dormir com aquela famosa dor de cabeça, é recomendado começar o quanto antes sua organização financeira, uma vida com bons hábitos financeiros nos traz a certeza de um futuro seguro e sem imprevistos.

A palavra “saúde” não se restringe somente ao nosso corpo, mas também abrange a saúde mental, normalmente, as pessoas que não têm uma vida financeira saudável não têm uma boa saúde mental.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como aprimorar a sua educação financeira:

Planejamento: a organização é a base de tudo, principalmente quando almejamos algum objetivo, nesse processo é recomendada a criação de uma lista, planilha ou a utilização de alguma ferramenta de controle de despesas para acompanhar os gastos mensais e saber quais pontos são os mais críticos, quais podem ser evitados e a importância de se ter uma reserva financeira para imprevistos.

Para ajudá-lo a organizar as finanças pessoais, elaboramos um simulador que possibilita planejar o destino da sua renda! Acesse agora! (https://seufuturo.mirador-atuarial.com.br/ascprev)

Equilíbrio emocional: como já foi citado acima, a saúde do nosso corpo e a saúde mental estão interligadas, então é essencial manter a nossa mente saudável, para que assim possamos tomar decisões conscientes e produtivas.

Metas: Um bom exercício de motivação é traçar metas, pode ser anotado em papel mesmo, metas de curto, médio e longo prazo, isso ajuda a acompanhar sua evolução ao longo do tempo e traz uma motivação maior para guardar ou investir para da sua renda.

Reserva de emergência: Como todos sabemos, imprevistos acontecem, e tendo essa consciência, nada melhor do que ter essa reserva no momento do imprevisto, não é mesmo? E fazer essa separação com a reserva de emergência evita que você use o dinheiro que foi destinado a outra conta.

Algo que sempre ressaltamos aqui no blog é que nunca é tarde para mudanças. Independente da sua idade ou condição financeira, busque conhecimentos e ferramentas que ajudem na sua educação financeira. Por meio do nosso programa de educação financeira e previdenciária – A Escolha Certa, oferecemos conteúdos, artigos e simuladores que te auxiliam e aprimoram seu conhecimento. Acesse aescolhacerta.com.br e acompanhe tudo!

Referências:

https://www.creditas.com/exponencial/educacao-financeira/

https://blog.nubank.com.br/educacao-financeira/

http://www.aescolhacerta.com.br/