Muito cuidado com o consumo excessivo ou por impulso!

Muito cuidado com o consumo excessivo ou por impulso!

Pintou aquela promoção e você já ficou doido para aproveitar? Muito cuidado!

Isso pode pôr suas finanças no limite. Isso acontece porque o consumo excessivo, principalmente as compras por impulso podem colocar sua saúde financeira em uma situação complicada, afinal de contas está se comprando algo não planejado.

Essas compras não planejadas e recorrentes podem criar um efeito bola de neve e criar uma dívida gigante! Mas calma, você não precisa deixar de comprar tudo. É preciso ter cautela e avaliar bem se o que você está comprando é algo que realmente você precisa. Após isso, é importante avaliar pelo seu orçamento se você tem condições de pagar. Por isso é tão importante fazer seu planejamento financeiro.

Outro ponto interessante é que você tenha uma reserva de oportunidade exatamente para essas situações. A reserva de oportunidade é o montante de dinheiro que você deixa separado justamente para aproveitar oportunidades que possam aparecer. Mas cuidado, pois não estamos falando de reserva de emergência, embora sejam parecidas, elas têm finalidade diferentes. A reserva de emergência não deve ser usada para aquisição de coisas, ela serve para situações inesperadas, como perda de renda, prejuízos com automóvel ou casa, problemas de saúde ou familiares.

Quer saber mais sobre planejamento financeiro? Visite o site do nosso programa de educação financeira e previdenciária A Escolha Certa.

Autor: Programa A Escolha Certa



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil nas oitavas de final da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais