Mitos e verdades sobre a prática de exercícios

Mitos e verdades sobre a prática de exercícios

Sem desculpas, saiba o que é verdade e mentira e comece já. Isto muda sua vida para melhor!

Não é novidade que o exercício regular é bom para a saúde. Esta prática, além de ajudar a prevenir doenças como obesidade, ansiedade e hipertensão, também melhora a qualidade do sono noturno e traz benefícios psicológicos, como aumento da autoestima. Esses benefícios se tornaram uma das principais razões pelas quais muitas pessoas começaram a se exercitar durante a pandemia.

Porém, além da saúde, a busca por um corpo “ideal” tem se tornado cada vez mais o foco da vida das pessoas. Para atingir esse objetivo, surgem receitas milagrosas: “Faça esse exercício e você vai emagrecer mais rápido”, “Coma isso, o efeito será melhor.” Essas dicas são amplamente divulgadas como se fossem reais, mas na maioria dos casos não são.

Confira esses mitos e verdades sobre a prática de exercícios físicos:

Para emagrecer é preciso fazer exercícios intensos, como a corrida.

Mito: Qualquer forma de exercício aeróbico pode ajudá-lo a perder peso e melhorar significativamente sua saúde. Portanto, uma caminhada rápida ou exercícios aeróbicos de intensidade moderada são uma boa maneira de queimar calorias. Acontece que exercícios vigorosos queimam mais calorias em um período menor de tempo, portanto, exercícios de intensidade moderada podem levar mais tempo para queimar as mesmas calorias. O objetivo de tentar perder peso é manter um balanço calórico negativo, independentemente do nível de intensidade do exercício. Portanto, concentre-se nas atividades de que gosta e, a longo prazo, é mais provável que você continue praticando.

Faz mal praticar esportes ou atividades físicas apenas nos finais de semana?  Caso não tenha tempo durante a semana, então é melhor não fazer nada.

Mito: Manter exercícios regulares é muito importante. O ideal é se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. No entanto, você não precisa restringir a prática apenas aos dias de semana. Se tiver tempo apenas aos finais de semana, ainda assim é melhor do que um estilo de vida absolutamente sedentário. É importante notar que não devemos praticar além de nossa capacidade, seja nos finais de semana ou com mais frequência.

Exercícios físicos melhoram o humor e o bem-estar.

Verdade: Enquanto você se exercita, ocorre a liberação de substâncias neurotransmissoras (dopamina e serotonina) que são responsáveis pela sensação de bem-estar e de felicidade. A prática constante também contribui para afastar a ansiedade e a depressão

Sentir dores musculares é sinal de que os exercícios praticados fizeram efeito.

Mito: Sentir dores musculares indica que fizemos algo além de nossas possibilidades e, como resultado, acabamos causando danos às nossas células. Devemos nos exercitar de acordo com nossos limites físicos.

É preciso investir em roupas e calçados especiais para praticar atividade física.

Mito: Nenhuma roupa especial é necessária. Assim, para praticar exercícios seguros e eficazes basta um calçado esportivo confortável ​​e roupas também confortáveis e com boa elasticidade. Nada de jeans ou sarja!

Depois de alcançar o peso desejado, não é mais necessário continuar com os exercícios.

Mito: Esse é um erro comum cometido por quem perde peso e depois o recupera. Os exercícios físicos não só ajudam a emagrecer, como também mantém o metabolismo acelerado para que você não ganhe novamente os quilos perdidos.

Malhar em jejum emagrece.

Mito: Malhar sem ter se alimentado previamente não ajuda a emagrecer e ainda pode ser prejudicial à saúde. Isso porque a queda do nível de glicogênio, que é responsável por fornecer energia ao corpo, gera fraqueza e as consequências podem ser queda de pressão, tontura e desmaio.

Quem sofre com dor nas costas não deve se exercitar.

Mito: Os ortopedistas costumam recomendar exercícios físicos regulares para pessoas que sofrem de dores nas costas, especialmente exercícios abdominais, que ajudam a fortalecer os músculos da região lombar e a eliminar a dor. À medida que a ação progride, a circulação sanguínea ainda aumenta e a estabilidade da coluna melhora.

E agora que você conhece os mitos e verdades sobre exercícios físicos, o que falta para dar o primeiro passo? Acredite, esta é a maneira realmente eficaz para se manter saudável e disposto. Seu coração agradece!



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Reajuste de benefícios do Plano Único BD CGTEE

Veja a tabela com o índice de reajuste que será aplicado neste mês, janeiro/2022. O reajuste cheio é de 10,16%, referente ao INPC acumulado de janeiro a dezembro/2021 – conforme previsto no regulamento do plano

Veja mais
Confira os ganhadores da Campanha Dia do Aposentado ELOS!

Confira os ganhadores da Campanha Dia do Aposentado ELOS!

Gostaríamos de agradecer a todos que participaram da Campanha Dia do Aposentado ELOS, confira a lista dos 10 participantes que foram sorteados

Veja mais
Alteração na forma de cobrança das despesas administrativas dos Planos BD Eletrosul e BD CGTEE

Alteração na forma de cobrança das despesas administrativas dos Planos BD Eletrosul e BD CGTEE

A partir de janeiro/22, a cobrança das despesas administrativas desses planos será feita por meio da taxa de administração deduzida diretamente da rentabilidade dos Planos

Veja mais
Você já conhece o nosso Código de Ética?

Você já conhece o nosso Código de Ética?

Podemos entender que a Ética é o que nos conduz nas escolhas de como nos relacionamos com as pessoas, do nosso modo de agir e até mesmo determina o nosso caráter

Veja mais