Finanças

Maracujá: conheça o calmante natural que traz benefícios a saúde

0 minutos de leitura

08/12/21

Ele contém em suas propriedades flavonoides e alcaloides, que atuam em nosso sistema nervoso central como calmante, analgésico e relaxante natural

Rico em vitamina A, C, potássio e magnésio, o maracujá também pode ajudar no tratamento de várias doenças, como ansiedade, hiperatividade, problemas com sono, também ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue auxiliando na perda de peso, colesterol alto e envelhecimento precoce.

 O maracujá é uma fruta de clima tropical. No Brasil, a espécie mais comum da fruta é o maracujá-amarelo e sua característica marcante é a acidez. Sua casca é grossa e enrugada. Pode ser consumido in natura, em sucos, doces, geleias e em salada de frutas.

 Para consumo de suplementos a base de maracujá, é recomendado o acompanhamento de um médico ou de um profissional especializado em fitoterapia.

Confira abaixo mais alguns benefícios dessa fruta:

Ansiedade e estresse: ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade e estresse, é composto por flavonoides que atuam no nosso sistema nervoso promovendo o relaxamento.

Prevenção de doenças: as folhas de maracujá são ricas em antioxidantes: vitamina C, betacarotenos, flavonoides e antocianinas. A casca da fruta é rica em pectina, uma fibra que auxilia na liberação lenta dos carboidratos no organismo, controlando a diabetes e os níveis de glicose no sangue.

Insônia: as folhas, flores e a polpa do maracujá têm propriedades sedativas, que atuam levemente no nosso sistema nervoso central, ajudando no combate a insônia.

Envelhecimento precoce: as vitaminas A, C e as antocianinas que contém no maracujá protegem as células da pele contra os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Acompanhe nosso blog e não perca nas próximas semanas mais matérias sobre os benefícios das frutas!

Maracujá ajuda a acalmar, mas não só: confira mais 6 benefícios – 13/05/2020 – UOL VivaBem

Maracujá: 7 benefícios e como consumir (com receitas) – Tua Saúde (tuasaude.com)

Conheça os 5 tipos de maracujá e suas características (tudogostoso.com.br)