Já tomou sua segunda dose?

Já tomou sua segunda dose?

A vacina é a arma mais potente contra a propagação do coronavírus. E não se esqueça que a máscara é o escudo.

No início do ano de 2020 todos nós fomos pegos de surpresa pela pandemia, tivemos que nos adequar a vários protocolos de saúde e seguir regras sociais com o intuito de diminuir a propagação do vírus. O coronavírus, causador da COVID-19, faz parte de uma família viral, e ao contrário do que muitas pessoas imaginam esse vírus não é recente, foi descoberto em meados de 1960, e nessa época causou infecções respiratórias em seres humanos e animais. Gatos e cães podem contrair o coronavírus de suas próprias espécies, o que não tem relação com a variante da Covid-19, sendo assim, os animais não podem transmitir a doença aos seres humanos.

Com o avanço da pandemia muito se comentou sobre a possibilidade da criação de uma vacina, por meio da ciência e com o apoio de profissionais da saúde, vários países se mobilizaram para que essa possibilidade se tornasse real. Em menos de um ano, laboratórios de pesquisa desenvolveram vacinas, testaram e comprovaram eficácia.

Vários setores do comércio e da indústria foram afetados com a pandemia, e em consequência disso o desemprego bateu na porta de muitas pessoas, os cuidados com a higiene e a saúde tornaram-se imprescindíveis. Com a chegada das vacinas, as pessoas voltaram a ter esperança, e automaticamente os setores se sentiram mais à vontade e confiantes. As vacinas são a chave para a redução das mortes causada pelo coronavírus e para a retomada da economia. A maioria delas tem eficácia alta após a aplicação da segunda dose. Por esse motivo, se a vacina que você tomou tem indicação de duas doses, não há motivo para descumprir a orientação dos cientistas e profissionais da saúde.

A vacina tem um papel importante no nosso organismo, ela estimula a criação de anticorpos no sistema imunológico, agindo da seguinte maneira: quando a vacina entra em contato com o nosso corpo, ela impede que os agentes patogénicos (organismos causadores de doenças) se propaguem. Lembrando que a segunda dose é tão importante quanto à primeira, através de análises foi comprovada a eficácia do imunizante a partir de duas aplicações, exceto as vacinas que são de dose única, como por exemplo, a Janssen. As pessoas que não completam o cronograma vacinal ficam mais suscetíveis à infecção pelo novo coronavírus.

Lembrando que a vacina não substitui os nossos cuidados com higiene e o uso da máscara. Todas as medidas de prevenção devem ser mantidas, pois mesmo sem desenvolver a doença, a pessoa vacinada pode ter o vírus e transmiti-lo, principalmente para as pessoas que não completaram seu esquema vacinal ou que não podem se vacinar ainda, como as crianças.

E como não é demais reforçar, seguem as principais regrinhas que salvam vidas: 

– Use máscara, principalmente, em locais fechados e com mais pessoas;

– Mantenha o distanciamento mínimo de 1 metro e meio em locais públicos;

– Lave as mãos com bastante frequência e utilize álcool gel sempre que tocar em objetos que mais pessoas também tocam.

Fontes:

https://unilavras.edu.br/2021/05/14/importancia-das-vacinas-vacinacao/
https://www.endocrino.org.br/10-coisas-sobre-cuidados-com-covid-19/

https://www.who.int/pt/news-room/feature-stories/detail/how-do-vaccines-work?gclid=Cj0KCQjw4eaJBhDMARIsANhrQAA7LRJ9EHXnKUPWdgRmuyuR5pV0UzvOxLVt79BrJJ-sbcA2EMyYFLgaAg1DEALw_wcB

https://www.bemparana.com.br/noticia/secretaria-de-saude-reforca-a-importancia-da-segunda-dose-da-vacina-anticovid#.YTpTFp1KiUk

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/vacinacao-contra-covid-19-a-importancia-da-segunda-dose



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais