Gestão do tempo: como conciliar home office e vida pessoal

Gestão do tempo: como conciliar home office e vida pessoal

Se depois do início da pandemia, você teve a possibilidade de trabalhar em casa, sinta-se privilegiado. Mas, apesar de todos os benefícios que o home office traz, também é preciso ter uma boa dose de organização para não enlouquecer em meio às atividades profissionais, à rotina da casa e às necessidades da família.

Então, para aproveitar seu home office da melhor forma possível, confira algumas dicas:

Organizando o espaço e a família – É muito importante ter o seu próprio espaço de trabalho para focar totalmente e se desligar de tudo, afinal, você nunca conseguirá fazer uma boa gestão do tempo no home office em um ambiente bagunçado e barulhento. Sabemos que isso pode ser difícil durante a quarentena, considerando que todos os membros da família podem estar em casa, mas vale a pena ter uma conversa com cada um e planejar a rotina de todos em conjunto, ao invés de focar apenas na sua. Assim vocês podem encaixar os horários para que todos possam se ajudar. 

Autoconhecimento – É importante entender como seu cérebro funciona. Observe qual o horário do dia que você é mais produtivo, se tem um dia da semana que você consegue desempenhar melhor as tarefas ou um canto da casa que te ajuda a se concentrar mais. Você é uma pessoa que trabalha melhor à noite? Tudo bem! Apenas não esqueça de alinhar com a equipeos horários que estará disponível.

Planejamento do dia – Faça o seu planejamento de tarefascom antecedência, distribuindo-as de forma estratégica no seu cronograma diário, de acordo com o grau de dificuldade e prioridade. Para começar você deve listar tudo o que você faz e quanto tempo demora para finalizar. Sabendo exatamente quais os seus melhores dias da semana e melhores horários do dia, você pode distribuir as tarefasque levam mais tempo e exigem mais foco nos momentos em que você normalmente fica mais produtivo.

Bloqueie as distrações – Estando em casa é natural que você fique exposto a muitas distrações, mas não deixe que elas prejudiquem a sua produtividade. Afaste-se das redes sociais, notificações de apps, de e-mails irrelevantes e, se possível, até do WhatsApp. Trabalhando a distância pode ser difícil abrir mão de ferramentas de comunicação, então, uma boa alternativa é usar um aplicativo exclusivamente para o trabalho, a fim de centralizar a troca de mensagens entre os membros da equipe. O principal é separar o pessoal do profissional e se manter longe dessas distrações olhando suas mensagens pessoais apenas de vez em quando, de preferência nas pausas.

Ao seguir essas dicas ficará muito mais fácil não deixar o trabalho ocupar todo o seu tempo. Aproveite os períodos de folga para passar um tempo de qualidade, seja sozinho ou com a família. Você pode incluir na rotina cozinhar, fazer algum exercício, colocar em dia os episódios da sua série favorita.

Dá até para usar o planejamento da rotina no trabalho para incluir horários fixos de cuidado próprio e começar a fazer alguns minutos de meditação após acordar ou almoçar sempre no mesmo horário, por exemplo. 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Estamos em um seleto grupo de 133 empresas brasileiras certificadas em Segurança da Informação e somos a segunda empresa da América Latina certificada ISO 27701

Veja mais
Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Reforçamos o compromisso com a transparência e a honestidade em nossa relação

Veja mais
Atendimento presencial retorna nas segundas e quartas-feiras

Atendimento presencial retorna nas segundas e quartas-feiras

Estamos seguindo todos os protocolos sanitários e pedimos que você só venha à ELOS caso realmente seja necessário

Veja mais
Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste do seu plano de benefícios, que será aplicado neste mês, junho/2020.  O reajuste cheio é de 8,90%, referente ao INPC acumulado de junho/20 a maio/21.

Veja mais