Gestão do tempo: como conciliar home office e vida pessoal

Gestão do tempo: como conciliar home office e vida pessoal

Se depois do início da pandemia, você teve a possibilidade de trabalhar em casa, sinta-se privilegiado. Mas, apesar de todos os benefícios que o home office traz, também é preciso ter uma boa dose de organização para não enlouquecer em meio às atividades profissionais, à rotina da casa e às necessidades da família.

Então, para aproveitar seu home office da melhor forma possível, confira algumas dicas:

Organizando o espaço e a família – É muito importante ter o seu próprio espaço de trabalho para focar totalmente e se desligar de tudo, afinal, você nunca conseguirá fazer uma boa gestão do tempo no home office em um ambiente bagunçado e barulhento. Sabemos que isso pode ser difícil durante a quarentena, considerando que todos os membros da família podem estar em casa, mas vale a pena ter uma conversa com cada um e planejar a rotina de todos em conjunto, ao invés de focar apenas na sua. Assim vocês podem encaixar os horários para que todos possam se ajudar. 

Autoconhecimento – É importante entender como seu cérebro funciona. Observe qual o horário do dia que você é mais produtivo, se tem um dia da semana que você consegue desempenhar melhor as tarefas ou um canto da casa que te ajuda a se concentrar mais. Você é uma pessoa que trabalha melhor à noite? Tudo bem! Apenas não esqueça de alinhar com a equipeos horários que estará disponível.

Planejamento do dia – Faça o seu planejamento de tarefascom antecedência, distribuindo-as de forma estratégica no seu cronograma diário, de acordo com o grau de dificuldade e prioridade. Para começar você deve listar tudo o que você faz e quanto tempo demora para finalizar. Sabendo exatamente quais os seus melhores dias da semana e melhores horários do dia, você pode distribuir as tarefasque levam mais tempo e exigem mais foco nos momentos em que você normalmente fica mais produtivo.

Bloqueie as distrações – Estando em casa é natural que você fique exposto a muitas distrações, mas não deixe que elas prejudiquem a sua produtividade. Afaste-se das redes sociais, notificações de apps, de e-mails irrelevantes e, se possível, até do WhatsApp. Trabalhando a distância pode ser difícil abrir mão de ferramentas de comunicação, então, uma boa alternativa é usar um aplicativo exclusivamente para o trabalho, a fim de centralizar a troca de mensagens entre os membros da equipe. O principal é separar o pessoal do profissional e se manter longe dessas distrações olhando suas mensagens pessoais apenas de vez em quando, de preferência nas pausas.

Ao seguir essas dicas ficará muito mais fácil não deixar o trabalho ocupar todo o seu tempo. Aproveite os períodos de folga para passar um tempo de qualidade, seja sozinho ou com a família. Você pode incluir na rotina cozinhar, fazer algum exercício, colocar em dia os episódios da sua série favorita.

Dá até para usar o planejamento da rotina no trabalho para incluir horários fixos de cuidado próprio e começar a fazer alguns minutos de meditação após acordar ou almoçar sempre no mesmo horário, por exemplo. 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de satisfação 2022 – Queremos te ouvir e saber sua opinião!

De 23 de novembro a 7 de dezembro, você poderá receber uma ligação no seu telefone fixo ou celular de um dos entrevistadores da Lupi e Associados.

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais