Estilo de vida minimalista, quando menos é mais

Estilo de vida minimalista, quando menos é mais

O minimalismo é uma filosofia de vida que defende que podemos encontrar mais bem-estar e satisfação pessoal ao manter apenas o que é essencial para cada um de nós, eliminando qualquer aspecto desnecessário, que apenas atrapalha o nosso caminho para uma vida com mais propósito. É um movimento que leva à simplificação dos nossos hábitos e pertences ao que é fundamental.

Uma palavra também associada ao minimalismo é desapego. Ou seja, abrir mão de bens materiais em nome de uma vida mais focada em experiências e no valor de pequenas coisas. Casas minimalistas, por exemplo, são aquelas com uma decoração mais simples e clean. O mesmo vale para o guarda-roupas, em que poucas peças proporcionam uma série de combinações criativas.

O conceito de minimalismo pode ser transportado também para suas escolhas de investimento. Quem valoriza seu dinheiro e o utiliza de forma inteligente tem muito mais condições de construir uma carteira eficaz. Pesa a favor do minimalista, ainda, ter mais sobras para investir, uma vez que seu consumo é mais consciente. O primeiro passo do minimalismo financeiro é colocar ordem na casa, começando pelo registro de todas as despesas e receitas atuais. Anote todos os gastos e classifique as despesas fixas (aluguel, internet, contas de consumo) e variáveis (lazer, supermercado, vestuário), e depois compare com a renda total disponível mensalmente.

O próximo passo é olhar para sua lista de despesas e se perguntar se você realmente precisade tudo isso. Então, trace metas para reduzir os gastos supérfluos, direcionar o dinheiro para produtos e serviços melhores e equilibrar seu orçamento. Além de planejar seu orçamento, o minimalismo financeiro também propõe que você se livre das coisas acumuladas que não têm mais serventia.

Outra regra essencial do minimalismo financeiro é investir para o futuro, garantindo sua tranquilidade em longo prazo em vez de gastar dinheiro com prazeres imediatos. Para realizar o minimalismo financeiro por completo, é preciso quitar todas as suas dívidas e evitar o uso do crédito, a não ser que exista um planejamento para usar o cartão de crédito e acumular milhas ou pontos, jamais pagando menos do que o valor total da fatura para que os juros não virem uma bola de neve.

É claro que isso pode levar algum tempo, mas é uma prioridade, pois um dos princípios mais importantes é gastar somente os recursos que você tem hoje.

Sugestão de documentário: Minimalismo: Um documentário sobre as coisas importantes. Disponível na Netflix, o filme traz a experiência de dois jovens que percebem que estão reféns do padrão de consumo. Então, decidem se desfazer de tudo que é supérfluo e que não faz sentido. Os dois escrevem um livro e saem pelos Estados Unidos numa turnê pra propagar o novo estilo de vida.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Participe da Campanha Dia do Aposentado ELOS!

Siga as nossas redes sociais através do link e concorra a 10 presentes! Saiba mais!

Veja mais
Você já conhece o nosso Código de Ética?

Você já conhece o nosso Código de Ética?

Podemos entender que a Ética é o que nos conduz nas escolhas de como nos relacionamos com as pessoas, do nosso modo de agir e até mesmo determina o nosso caráter

Veja mais
Realizamos nosso primeiro aporte em um fundo de investimento no exterior

Realizamos nosso primeiro aporte em um fundo de investimento no exterior

Essa é uma estratégia de alocação que já vem sendo planejada há vários meses e que foi recomendada pelo nosso Comitê de Investimentos e aprovada pelo Conselho Deliberativo

Veja mais
Datas e prazos do fim de ano ELOS

Datas e prazos do fim de ano ELOS

Fique atento ao nosso horário especial de atendimento e aos últimos prazos de 2021

Veja mais