Estilo de vida minimalista, quando menos é mais

Estilo de vida minimalista, quando menos é mais

O minimalismo é uma filosofia de vida que defende que podemos encontrar mais bem-estar e satisfação pessoal ao manter apenas o que é essencial para cada um de nós, eliminando qualquer aspecto desnecessário, que apenas atrapalha o nosso caminho para uma vida com mais propósito. É um movimento que leva à simplificação dos nossos hábitos e pertences ao que é fundamental.

Uma palavra também associada ao minimalismo é desapego. Ou seja, abrir mão de bens materiais em nome de uma vida mais focada em experiências e no valor de pequenas coisas. Casas minimalistas, por exemplo, são aquelas com uma decoração mais simples e clean. O mesmo vale para o guarda-roupas, em que poucas peças proporcionam uma série de combinações criativas.

O conceito de minimalismo pode ser transportado também para suas escolhas de investimento. Quem valoriza seu dinheiro e o utiliza de forma inteligente tem muito mais condições de construir uma carteira eficaz. Pesa a favor do minimalista, ainda, ter mais sobras para investir, uma vez que seu consumo é mais consciente. O primeiro passo do minimalismo financeiro é colocar ordem na casa, começando pelo registro de todas as despesas e receitas atuais. Anote todos os gastos e classifique as despesas fixas (aluguel, internet, contas de consumo) e variáveis (lazer, supermercado, vestuário), e depois compare com a renda total disponível mensalmente.

O próximo passo é olhar para sua lista de despesas e se perguntar se você realmente precisade tudo isso. Então, trace metas para reduzir os gastos supérfluos, direcionar o dinheiro para produtos e serviços melhores e equilibrar seu orçamento. Além de planejar seu orçamento, o minimalismo financeiro também propõe que você se livre das coisas acumuladas que não têm mais serventia.

Outra regra essencial do minimalismo financeiro é investir para o futuro, garantindo sua tranquilidade em longo prazo em vez de gastar dinheiro com prazeres imediatos. Para realizar o minimalismo financeiro por completo, é preciso quitar todas as suas dívidas e evitar o uso do crédito, a não ser que exista um planejamento para usar o cartão de crédito e acumular milhas ou pontos, jamais pagando menos do que o valor total da fatura para que os juros não virem uma bola de neve.

É claro que isso pode levar algum tempo, mas é uma prioridade, pois um dos princípios mais importantes é gastar somente os recursos que você tem hoje.

Sugestão de documentário: Minimalismo: Um documentário sobre as coisas importantes. Disponível na Netflix, o filme traz a experiência de dois jovens que percebem que estão reféns do padrão de consumo. Então, decidem se desfazer de tudo que é supérfluo e que não faz sentido. Os dois escrevem um livro e saem pelos Estados Unidos numa turnê pra propagar o novo estilo de vida.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de satisfação 2021

De 21 de outubro a 5 de novembro você poderá receber uma ligação e ser convidado a participar. Queremos te ouvir e saber sua opinião!

Veja mais
Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Essas alterações estão em discussão desde 2019 e entre os pontos mais importantes está a modificação que possibilita a criação e administração de planos instituídos, inclusive para familiares de participantes

Veja mais
Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Não faremos atendimentos na segunda, dia 11, e na terça-feira, dia 12. Nosso time de relacionamento volta a estar disponível para você no dia 13 em todos os nossos canais!

Veja mais
Novo horário de atendimento na ELOS

Novo horário de atendimento na ELOS

A alteração é no início da manhã. O nosso time de relacionamento começará a atender às 9h a partir de 27 de setembro.

Veja mais