Entenda as principais regras vigentes da Previdência Social

Entenda as principais regras vigentes da Previdência Social

Desde que a reforma da previdência foi aprovada, os brasileiros têm muitas dúvidas sobre quando podem se aposentar. A partir de agora, você vai entender melhor como funciona o novo sistema de previdência social do Brasil:

Regra Geral – A regra geral após as mudanças da Previdência determina que a idade mínima para os trabalhadores se aposentarem é 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

Direito Adquirido – Toda pessoa que já está aposentada ou tenha cumprido todos os requisitos para a aposentadoria tem o chamado “direito adquirido”. Isto é, mesmo com a reforma, quem tinha o direito adquirido não sofrerá qualquer alteração quanto às regras do seu benefício.

Invalidez – Conforme a regra geral, o segurado que se incapacitar para o trabalho, por razões alheias ao exercício de suas atividades, receberá 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que exceder 20 anos de contribuição. Já quem sofrer acidente de trabalho que resulte em incapacitação permanente (incluindo doenças ocupacionais) receberá 100% do salário de benefício, independentemente do tempo de contribuição.

Regras de Transição

Só terá direito à Regra de Transição da Aposentadoria por Idade quem já estava recolhendo ao INSS antes da Reforma entrar em vigor. Para homens são 65 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição, enquanto às mulheres são 60 anos de idade + 6 meses por ano, a partir de 2020, até chegar em 62 anos de idade, lá em 2023; sendo 15 anos de tempo de contribuição. Preste atenção ali no requisito de idade da mulher. Segundo as regras da Reforma, a partir de 2020, será acrescido 6 meses por ano no requisito etário, até chegar em 62 anos de idade.

Sistema de Pontos – O sistema de pontos soma o tempo de contribuição e a idade do contribuinte para fazer a concessão do benefício. Antes, o homem precisava ter 97 pontos e a mulher, 87. Depois que a reforma foi aprovada, os números mudaram para, respectivamente, 105 e 100 pontos.

O pedágio é o adicional de tempo de contribuição que precisa ser cumprido para o trabalhador ter acesso ao benefício, além daquele que faltava para se aposentar quando a regra mudou

Pedágio de 50% – Nesse caso, a regra de transição é válida somente a quem está a dois anos de cumprir os requisitos: mulheres com mínimo de 30 anos de contribuição + pedágio de 50% do tempo que faltar para aposentar e homens com mínimo de 35 de contribuição + pedágio de 50% do tempo que faltar para aposentar.

Pedágio de 100% – O pedágio de 100% é aplicável para contribuintes desta maneira: homens com mais de 60 anos e mulheres com mais de 57 anos. Então, os homens e mulheres nessa faixa etária poderão solicitar a aposentadoria seguindo as regras de tempo de contribuição. No entanto, o pedágio corresponde a 100% do tempo que ainda resta para completar o prazo mínimo obrigatório, segundo a antiga regra.

Para não contar apenas com a seguridade social, você encontra mais possibilidades e a segurança de uma renda futura com a previdência complementar.

Em nossa Fundação ELOS, por exemplo, você tem algumas vantagens, como: contrapartida do seu empregador, benefícios fiscais e de risco, menores taxas administrativas e um time de especialistas cuidando todos os dias do seu futuro. Seja protagonista do seu futuro e planeje a sua poupança de longo prazo!

Fontes:
mag.com.br/blog/longevidade/artigo/novas-regras-da-aposentadoria
blog.nubank.com.br/regras-de-transicao-reforma-previdencia/
g1.globo.com



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Como faço para falar com você?

O nosso relacionamento é de longuíssimo prazo, somos como velhos amigos que quando se reencontram depois um tempo, tem muito papo para colocar em dia. Atualize seus dados em nosso cadastro para que possamos conversar.

Veja mais
Novo horário de atendimento na ELOS

Novo horário de atendimento na ELOS

A alteração é no início da manhã. O nosso time de relacionamento começará a atender às 9h a partir de 27 de setembro.

Veja mais
Realizamos bate-papo virtual com participantes do Plano CD

Realizamos bate-papo virtual com participantes do Plano CD

Apresentamos os fatores que impactaram no desempenho dos perfis AI e AII este ano e respondemos às principais dúvidas

Veja mais
Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Estamos em um seleto grupo de 133 empresas brasileiras certificadas em Segurança da Informação e somos a segunda empresa da América Latina certificada ISO 27701

Veja mais