Doenças respiratórias: conheça as mais comuns e como se prevenir

Doenças respiratórias: conheça as mais comuns e como se prevenir<del></del>

Com a chegada do inverno os casos de pessoas com doenças e problemas respiratórios aumentaram: no frio temos tendência a ficar em ambientes fechados, espaços com pouca ventilação, o que propicia a circulação de microrganismos e a transmissão de vírus. Além disso, o tempo seco deixa a nossa mucosa mais propensa a contrair essas doenças, por meio dos vírus que atacam nosso sistema respiratório.

Temos que ter cuidado com a saúde independente da época do ano, mas no inverno o cuidado deve ser redobrado. A disseminação do vírus causa infecções, como resfriados e a COVID-19. Lembrando que a pandemia ainda não acabou e todo cuidado é pouco para evitar qualquer tipo de contaminação, inclusive a do coronavírus.  A vacinação é uma das formas com mais eficácia na prevenção dessas doenças.

As principais doenças do sistema respiratório são:

Rinite: é uma doença inflamatória que causa obstrução nasal, coriza, coceira no nariz e espirros. As pessoas com rinite devem evitar locais com poeira, pelos de animais, perfume, fungos e entre outros, que podem agravar o caso da inflamação, dependendo o tipo de alergia de cada pessoa.

Sinusite: é a inflamação da mucosa dos seios da face: maçã do rosto e dos olhos e na região do crânio, formada por cavidades ósseas ao redor do nariz. Os sintomas mais comuns são a congestão nasal e a secreção nasal, além de dores de cabeça e na face.

Faringite: infecção respiratória causada pela inflamação na faringe, que é a parte posterior da garganta, encarregada de ligar o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.  Os sintomas são dor de garganta e a dificuldade para engolir.

Asma: os sintomas mais comuns da asma são a tosse seca e a falta de ar. A doença dificulta a passagem do ar e provoca contrações ou broncoespasmos, definidos como uma contração das vias aéreas, podendo resultar em tonturas e fraqueza.

Laringite: a laringe é um órgão localizado na garganta e faz a ligação com a traqueia. A laringite é causada pela inflamação na laringe. Os sintomas mais comuns da laringite é a tosse, dor de garganta e rouquidão na voz.

Bronquite: ocorre quando os cílios que envolvem o interior dos brônquios não repelem o muco apropriadamente. O principal sintoma é a tosse. 

O tratamento com profissional adequado pode diminuir ou controlar a incidência dessas doenças. Há alguns hábitos que também podem prevenir ou amenizar os sintomas:

Hidratação: beba bastante água. Ela regula a temperatura do corpo, protege nossos órgãos vitais e ajuda a absorver melhor os nutrientes e ajuda o nosso metabolismo.

Lavagem nasal:  o soro fisiológico é o produto ideal para fazer a lavagem nasal, fácil de se encontrar em qualquer farmácia. Seu médico ou pediatra pode te instruir como fazer corretamente a lavagem nasal.

Atividade física: a prática regular de exercícios físicos ajuda o nosso organismo e nos dá uma sensação de bem-estar. A dica é evitar exercícios físicos intensos em momentos em que a umidade está mais baixa. 

Lembrando: é muito importante a vacinação, não somente da gripe e da Covi-19, mas é importante manter atualizado o cronograma de vacinação, seja adulto ou infantil. A vacina atua em nosso organismo ajudando na prevenção de doenças. É tempo de prevenção, de se cuidar e cuidar do próximo, afinal, você se cuidando diminui as chances de contaminação e a disseminação dos vírus. Se vacinar é muito mais que um ato de cuidado, é um ato de amor!

Referências:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/06/25/medica-ensina-a-reduzir-chance-de-doencas-respiratorias-em-epoca-de-escassez-de-remedios-para-criancas.ghtml

https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/principais-doencas-respiratorias-infografico/



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais