Finanças

Dia Mundial da Saúde: a importância de cuidar do nosso corpo e da mente

0 minutos de leitura

07/04/22

Manter a saúde em dia é um fator essencial para vivermos uma vida tranquila e sem preocupações. Dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, essa data foi criada em 1948 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com o intuito de conscientizar as pessoas aos cuidados com a saúde: física e mental. Nesta data são abordadas questões relacionadas ao tema e ao bem-estar das pessoas.

A qualidade de vida e hábitos saudáveis tem influência direta na nossa saúde, muitas pessoas pensam que ser saudável é não ter nenhuma doença, mas na verdade ter saúde abrange vários outros fatores. Atualmente se manter saudável não é uma tarefa fácil, levando em consideração as adversidades do dia a dia, mas devemos adotar práticas que podem ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida, física, mental e social.

É importante que o corpo e a mente trabalhem em sintonia: alguns fatores psicológicos podem contribuir para o início de doenças e isso pode resultar em distúrbios físicos e afetar a nossa forma de pensar ou ânimo.

Confira algumas dicas de como manter a nossa saúde em dia:

Saúde mental
É muito importante cuidar da nossa mente: ter pensamentos positivos, procurar não se estressar e saber como reagir em relação às exigências e desafios durante a vida. Existem algumas ações que podem ajudar a manter a nossa saúde mental saudável:

  • Trabalho: procure não levar trabalho para casa, é ideal separar o trabalho do momento de descanso, isso ajuda a não sobrecarregar a nossa mente
  • Autoconhecimento: muitas vezes não temos tempo de conhecer a si mesmo, o autoconhecimento é muito importe no desenvolvimento pessoal: conhecer seus gostos, seus desejos e explorar novas experiências
  • Hobby: encontrar uma atividade que você goste pode ajudar a melhorar o seu ânimo, além disso, ajuda a evitar pensamentos negativos

Saúde física
Está relacionada ao bom funcionamento do nosso organismo: para manter o corpo saudável é recomendado a prática de algumas atividades e não ingerir bebidas alcoólicas, além disso podemos destacar outras atitudes relevantes:

  • Alimentação: não é recomendado comer alimentos muito gordurosos, eles fazem mal ao nosso organismo: podem causar problemas no cérebro, nas artérias, e provocar doenças como obesidade e diabetes. O ideal é comer alimentos sem excesso de gordura. É recomendado acrescentar na dieta frutas, verduras e beber bastante água.
  • Atividades físicas: práticas regulares de exercícios físicos ajudam na imunidade do nosso organismo, melhora a aptidão cardiorrespiratória e pode ajudar na prevenção de doenças
  • Bebidas alcoólicas: as bebidas alcoólicas favorecem o desenvolvimento de diversas doenças e tipos de câncer, se caso for ingerir é recomendado que o faça moderadamente.

Cuidar do cuidar do nosso corpo e da nossa mente atrelado aos hábitos saudáveis ajudam a longevidade, e nada melhor do que viver uma vida tranquila e com saúde.

Referências:

https://www.einstein.br/saudemental

https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer#:~:text=C%C3%A2ncer%20%C3%A9%20um%20termo%20que,adjacentes%20ou%20%C3%B3rg%C3%A3os%20a%20dist%C3%A2ncia.