Dia Mundial da Saúde: a importância de cuidar do nosso corpo e da mente

Dia Mundial da Saúde: a importância de cuidar do nosso corpo e da mente

Manter a saúde em dia é um fator essencial para vivermos uma vida tranquila e sem preocupações. Dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, essa data foi criada em 1948 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com o intuito de conscientizar as pessoas aos cuidados com a saúde: física e mental. Nesta data são abordadas questões relacionadas ao tema e ao bem-estar das pessoas.

A qualidade de vida e hábitos saudáveis tem influência direta na nossa saúde, muitas pessoas pensam que ser saudável é não ter nenhuma doença, mas na verdade ter saúde abrange vários outros fatores. Atualmente se manter saudável não é uma tarefa fácil, levando em consideração as adversidades do dia a dia, mas devemos adotar práticas que podem ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida, física, mental e social.

É importante que o corpo e a mente trabalhem em sintonia: alguns fatores psicológicos podem contribuir para o início de doenças e isso pode resultar em distúrbios físicos e afetar a nossa forma de pensar ou ânimo.

Confira algumas dicas de como manter a nossa saúde em dia:

Saúde mental
É muito importante cuidar da nossa mente: ter pensamentos positivos, procurar não se estressar e saber como reagir em relação às exigências e desafios durante a vida. Existem algumas ações que podem ajudar a manter a nossa saúde mental saudável:

  • Trabalho: procure não levar trabalho para casa, é ideal separar o trabalho do momento de descanso, isso ajuda a não sobrecarregar a nossa mente
  • Autoconhecimento: muitas vezes não temos tempo de conhecer a si mesmo, o autoconhecimento é muito importe no desenvolvimento pessoal: conhecer seus gostos, seus desejos e explorar novas experiências
  • Hobby: encontrar uma atividade que você goste pode ajudar a melhorar o seu ânimo, além disso, ajuda a evitar pensamentos negativos

Saúde física
Está relacionada ao bom funcionamento do nosso organismo: para manter o corpo saudável é recomendado a prática de algumas atividades e não ingerir bebidas alcoólicas, além disso podemos destacar outras atitudes relevantes:

  • Alimentação: não é recomendado comer alimentos muito gordurosos, eles fazem mal ao nosso organismo: podem causar problemas no cérebro, nas artérias, e provocar doenças como obesidade e diabetes. O ideal é comer alimentos sem excesso de gordura. É recomendado acrescentar na dieta frutas, verduras e beber bastante água.
  • Atividades físicas: práticas regulares de exercícios físicos ajudam na imunidade do nosso organismo, melhora a aptidão cardiorrespiratória e pode ajudar na prevenção de doenças
  • Bebidas alcoólicas: as bebidas alcoólicas favorecem o desenvolvimento de diversas doenças e tipos de câncer, se caso for ingerir é recomendado que o faça moderadamente.

Cuidar do cuidar do nosso corpo e da nossa mente atrelado aos hábitos saudáveis ajudam a longevidade, e nada melhor do que viver uma vida tranquila e com saúde.

Referências:

https://www.einstein.br/saudemental

https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer#:~:text=C%C3%A2ncer%20%C3%A9%20um%20termo%20que,adjacentes%20ou%20%C3%B3rg%C3%A3os%20a%20dist%C3%A2ncia.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais