Cuidado com a armadilha da praticidade dos alimentos industrializados

Cuidado com a armadilha da praticidade dos alimentos industrializados

Nesta pandemia, a ansiedade e o isolamento social favoreceram hábitos alimentares pouco saudáveis em alguns lares.

Enquanto uns aproveitaram para preparar as refeições em casa com alimentos da própria horta, outros não souberam lidar com a ansiedade e a tentação pela facilidade no consumo de alimentos industrializados, congelados e pela praticidade dos pedidos de comida por aplicativo, que na maioria das vezes são fast food.

O problema é que a opção por esses itens, que tendem a ser mais calóricos e menos nutritivos do que comidas frescas, podem no médio prazo acabar deixando seus consumidores mais vulneráveis a adoecer, até mesmo pela covid-19.

Organização é a palavra-chave para não deixar a peteca cair, principalmente quando o assunto é saúde. Não dá para deixar de lado os cuidados com a alimentação e ter um comportamento sedentário. Agora é hora de colocar a versatilidade em cena, confira algumas dicas:

Mantenha a rotina alimentar: comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos. Portanto, refeições adequadas e saudáveis feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário. Se ao longo do dia você sentir a necessidade de fazer algum lanche, busque privilegiar alimentos in natura ou minimamente processados, limite os processados e evite os ultraprocessados, por exemplo biscoitos, barras de cereais, sorvetes, sopas e macarrão instantâneos.

Se possível, volte a comer em família: estar em casa pode flexibilizar bastante o período das refeições, mas é importante buscar manter as rotinas, desde o planejamento das refeições até o ato de sentar à mesa. Coma com atenção e, sempre quando possível, em companhia. Aproveite esse momento, monte uma mesa bem caprichada e chame todo mundo que está em casa para sentar e compartilhar uma boa refeição. Procure comer sempre em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos, como na frente da TV ou no sofá.

Aprenda novas receitas: cozinhar faz bem para a sua saúde, seu orçamento, além de ter um grande potencial terapêutico. Preparar a própria comida coloca ao alcance das mãos o conhecimento sobre a procedência dos ingredientes e evita que você caia na praticidade e nos malefícios do consumo de ultraprocessados. Lembre sempre da importância de priorizar a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados nas preparações. Além disso, colocar a mão na massa pode despertar o seu lado afetivo. Preserve a cultura gastronômica, promova a interação entre os membros da família, fortaleça as tradições e ainda resgate boas lembranças. 

Beba água: da composição total do corpo humano, 70% ou mais é constituída de água. Não restam dúvidas sobre a importância dela para o funcionamento do organismo. Sem ela, não sobrevivemos mais que poucos dias. Além disso, a ingestão de água auxilia no processo de desintoxicação do organismo e ajuda a prevenir doenças. Não vale substituir por refrescos, refrigerantes, bebidas lácteas e bebidas açucaradas de forma geral. Fique atento aos primeiros sinais de sede e satisfaça imediatamente a necessidade do seu organismo.

Seguindo essas dicas, você pode garantir uma boa alimentação mesmo em um período tão delicado como este de pandemia. Aproveite o tempo em casa para conhecer novas receitas, manter a alimentação saudável e cuidar de si e da sua família.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52626216
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/coronavirus-como-se-manter-saudavel-quando-ficar-em-casa-e-a-sua-unica-opcao



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Reajuste de benefícios do Plano Único BD CGTEE

Veja a tabela com o índice de reajuste que será aplicado neste mês, janeiro/2022. O reajuste cheio é de 10,16%, referente ao INPC acumulado de janeiro a dezembro/2021 – conforme previsto no regulamento do plano

Veja mais
Confira os ganhadores da Campanha Dia do Aposentado ELOS!

Confira os ganhadores da Campanha Dia do Aposentado ELOS!

Gostaríamos de agradecer a todos que participaram da Campanha Dia do Aposentado ELOS, confira a lista dos 10 participantes que foram sorteados

Veja mais
Alteração na forma de cobrança das despesas administrativas dos Planos BD Eletrosul e BD CGTEE

Alteração na forma de cobrança das despesas administrativas dos Planos BD Eletrosul e BD CGTEE

A partir de janeiro/22, a cobrança das despesas administrativas desses planos será feita por meio da taxa de administração deduzida diretamente da rentabilidade dos Planos

Veja mais
Você já conhece o nosso Código de Ética?

Você já conhece o nosso Código de Ética?

Podemos entender que a Ética é o que nos conduz nas escolhas de como nos relacionamos com as pessoas, do nosso modo de agir e até mesmo determina o nosso caráter

Veja mais