Saiba como controlar os seus desejos de compra!

Saiba como controlar os seus desejos de compra!

O consumo em excesso afeta diretamente o meio ambiente e a sua saúde financeira

Podemos afirmar que tudo que é feito em excesso faz mal, não é mesmo? E se tratando de consumo, não seria diferente. O consumismo está inserido em nossa sociedade desde os tempos antigos e tem um papel importante na expansão da globalização.

O consumo em excesso e sem necessidade real pode afetar as suas finanças e o meio ambiente. Você já parou para pensar se tudo o que você compra realmente precisa? Ter essa consciência é um dos pontos cruciais para evitar o consumo em excesso.

Existe uma relação estreita entre a sociedade, o consumismo e o meio ambiente. Para atender a alta demanda de bens de consumo, são retiradas matérias-primas da natureza gerando a emissão de gases poluentes, devastação e degradação ambiental. A consequência disso é a destruição dos ecossistemas. O prejuízo do consumismo desenfreado sob a ótica do meio ambiente é indiscutível. E sob o ponto de vista das finanças pessoais, quais são os riscos?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você:

Evite as compras por impulso: essas compras não planejadas e recorrentes podem criar um efeito bola de neve e criar uma dívida gigante! Mas calma, você não precisa deixar de comprar tudo. É preciso ter cautela e avaliar bem se o que você está comprando é algo que realmente você precisa. Após isso, é importante avaliar pelo seu orçamento se você tem condições de pagar. Por isso é tão importante fazer seu planejamento financeiro.

Cartão de crédito: este tipo de crédito pode ajudar muito na hora do aperto ou de parcelar algumas compras, mas por outro lado é um meio fácil de gerar dívidas. O recomendado é usar somente em casos de extrema necessidade ou que você tenha a certeza de que as parcelas cabem no seu bolso.

Controle de gastos: é essencial ter o controle das suas finanças, saber de tudo o que entra e o que sai do seu orçamento ajuda a facilitar o controle financeiro.

Reserva de emergência: como o nome já sugere, este tipo de reserva deve ser usado em um momento de emergência, ter o hábito de reservar o dinheiro para um momento de necessidade é um ótimo passo para organização financeira.

Estabeleça uma meta: traçar seus objetivos é essencial para obter um resultado financeiro favorável. Além disso, é muito satisfatório quando temos aquela reserva planejada e usamos em um momento de necessidade, não é mesmo? Seja para usar a reserva para casa, carro ou aquela viajem dos sonhos.

E mais! Também separamos um material para ajudar você a organizar seu dinheiro!

Continue acompanhando o nosso blog. Na próxima semana iremos trazer para você outro conteúdo novinho sobre educação financeira! E lembre-se, nunca é tarde para se reeducar financeiramente e para começar a investir!

Referências

A Escolha Certa » » Consumo excessivo – #finançasnolimite 03

https://financeone.com.br/como-evitar-consumo-excessivo/



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais