Finanças

Saiba como controlar os seus desejos de compra!

0 minutos de leitura

05/09/22

O consumo em excesso afeta diretamente o meio ambiente e a sua saúde financeira

Podemos afirmar que tudo que é feito em excesso faz mal, não é mesmo? E se tratando de consumo, não seria diferente. O consumismo está inserido em nossa sociedade desde os tempos antigos e tem um papel importante na expansão da globalização.

O consumo em excesso e sem necessidade real pode afetar as suas finanças e o meio ambiente. Você já parou para pensar se tudo o que você compra realmente precisa? Ter essa consciência é um dos pontos cruciais para evitar o consumo em excesso.

Existe uma relação estreita entre a sociedade, o consumismo e o meio ambiente. Para atender a alta demanda de bens de consumo, são retiradas matérias-primas da natureza gerando a emissão de gases poluentes, devastação e degradação ambiental. A consequência disso é a destruição dos ecossistemas. O prejuízo do consumismo desenfreado sob a ótica do meio ambiente é indiscutível. E sob o ponto de vista das finanças pessoais, quais são os riscos?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você:

Evite as compras por impulso: essas compras não planejadas e recorrentes podem criar um efeito bola de neve e criar uma dívida gigante! Mas calma, você não precisa deixar de comprar tudo. É preciso ter cautela e avaliar bem se o que você está comprando é algo que realmente você precisa. Após isso, é importante avaliar pelo seu orçamento se você tem condições de pagar. Por isso é tão importante fazer seu planejamento financeiro.

Cartão de crédito: este tipo de crédito pode ajudar muito na hora do aperto ou de parcelar algumas compras, mas por outro lado é um meio fácil de gerar dívidas. O recomendado é usar somente em casos de extrema necessidade ou que você tenha a certeza de que as parcelas cabem no seu bolso.

Controle de gastos: é essencial ter o controle das suas finanças, saber de tudo o que entra e o que sai do seu orçamento ajuda a facilitar o controle financeiro.

Reserva de emergência: como o nome já sugere, este tipo de reserva deve ser usado em um momento de emergência, ter o hábito de reservar o dinheiro para um momento de necessidade é um ótimo passo para organização financeira.

Estabeleça uma meta: traçar seus objetivos é essencial para obter um resultado financeiro favorável. Além disso, é muito satisfatório quando temos aquela reserva planejada e usamos em um momento de necessidade, não é mesmo? Seja para usar a reserva para casa, carro ou aquela viajem dos sonhos.

E mais! Também separamos um material para ajudar você a organizar seu dinheiro!

Continue acompanhando o nosso blog. Na próxima semana iremos trazer para você outro conteúdo novinho sobre educação financeira! E lembre-se, nunca é tarde para se reeducar financeiramente e para começar a investir!

Referências

A Escolha Certa » » Consumo excessivo – #finançasnolimite 03

https://financeone.com.br/como-evitar-consumo-excessivo/