Finanças

Como não deixar suas metas caírem no esquecimento

0 minutos de leitura

04/01/23

Mais um ano começou e estamos cheios de ideias, metas e sonhos. A virada de ano trás consigo uma nova motivação, vontade de melhorar aspectos que incomodam e abrir a mente para novas oportunidades. Utilizar essa motivação para traças novas metas é uma ótima opção, levando em conta que ter planos bem traçados é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados.

Mas se isso é tão motivador, por que deixamos nossos planos caírem no esquecimento? Segundo um estudo realizado pela universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), somente 8% das pessoas que estabelecem resoluções de ano novo conseguem realizá-las.
Para os especialistas, a resposta para esse esquecimento está na falta de planejamento a seguir para chegar às transformações desejadas. Segundo o presidente da SLAC®, Sulivan França, “Mudar um hábito pede demanda e esforço. Por conta disso, é preciso ser capaz de perdoar a si mesmo e os deslizes que podem acontecer no meio do caminho até a conquista do objetivo”. França ainda reforça que a falta de um cronograma, com pequenas ações, também é um empecilho para manter o foco. “Um ano é um período muito longo para você cumprir algo. É claro que você vai esquecer no meio do trajeto. É preciso definir pequenas conquistas dentro de uma meta maior para alcançar esse estado tão desejado”, explica.

O livro Melhor do que antes: O que aprendi sobre criar e abandonar hábitos, da autora Gretchen Rubin, traz diversas dicas para ter foco e não deixar que nosso planos caiam no esquecimento. Com base em seus textos, criamos uma lista. Confira!


1- Planeje o sucesso em sua mente
Antes de fazer qualquer plano de mudança, reflita realmente o que você quer e quais caminhos aceita percorrer para realizar os seus projetos. Lembre-se: nada é mais forte do que a força do querer!


2- Estabeleça metas concretas e mensuráveis
Defina objetivos realistas, de acordo com a sua rotina e disponibilidade, pois só assim vai conseguir concluí-los. Criar metas que fujam da sua realidade só servirá para te deixar frustrado quando não conseguir alcançá-las.


3- Conte com apoio
“Algumas pessoas precisam de companhia para realizar metas. Se elas querem se exercitar, precisam se inscrever em uma academia, treinar com um personal trainer ou com alguém que vai se importar se elas não aparecerem”, diz Rubin.


4- Escolha um tema para 2023
Uma boa sugestão é definir qual será a meta principal ao longo do ano, o que aceita encarar e escolher um tema/título como incentivo para atingi-la. Se você é fumante e quer parar de fumar, por exemplo, o tema poderia ser algo como “2023 sem tabaco!”.


5- Utilize as ferramentas certas
Para ter alta produtividade é importante utilizar as ferramentas certas. É possível encontrar diversos aplicativos gratuitos focados nos mais diversos temas, como praticar atividade física, alcançar o bem-estar, manter uma alimentação saudável, entre outros. Você também pode usar uma ferramenta para gerenciar seu fluxo de trabalho e suas tarefas, como Trello ou o Asana.