Banana: A fruta popular do Brasil!

Banana: A fruta popular do Brasil!

A banana é uma fruta é rica em nutrientes e pode ser encontrada em todas as estações do ano, é popular pelo mundo e se adapta muito bem ao clima tropical do Brasil, faz muito sucesso no prato dos brasileiros. Por sua versatilidade pode ser consumida de diversas maneiras e receitas: in natura, em bolos, doces, saladas de frutas e geleias.

A queridinha do Brasil agrada o paladar de muita gente e pode ser incluída em dietas e receitas saudáveis. É rica em fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de antioxidantes, triptofano e carboidratos.

A fruta caiu no gosto dos brasileiros(as), uma pesquisa feita pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), revelou que a cada um brasileiro consome cerca de 25 kg de banana por ano. Um fator que também estimula o consumo da fruta é seu preço acessível e a sua variedade de espécies.

Os mais comuns tipos de bananas cultivados e comercializados são: a banana prata, banana nanica, banana maçã, banana-ouro e a banana-da-terra. A mais popular no Brasil é a banana-nanica, que possui um sabor doce e consistência macia, a banana-nanica madura pode ter leve efeito laxante devido a quantidade de fibras alimentares.

Confira abaixo alguns benefícios da banana:

Prevenção de doenças: as frutas têm um ótimo papel na prevenção de doenças, e a banana não fica para trás, por ser rica em potássio, um mineral importante para todas as nossas células: regula os batimentos cardíacos garantindo o bom funcionamento dos músculos e nervos de todo o corpo, inclusive o coração, o potássio também auxilia no controle dos efeitos do sódio no nosso organismo, prevenindo a hipertensão.

Funções cerebrais: A banana contém em suas propriedades o triptofano, que é um aminoácido fundamental para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Comer a fruta regularmente ajuda nas atividades do cérebro, como memorizar, manter a concentração e raciocinar. O consumo correto e sem excessos da banana também pode ajudar a diminuir o risco de acidente vascular cerebral (derrame).

Energia corporal: É bem comum quando se tem câimbras alguém indicar a banana como uma possível solução para o alívio da dor, a fruta contém alto teor de cálcio, potássio e magnésio, que atreladas de uma boa hidratação reduzem as dores musculares, ajudando a evitar as temidas câimbras, que são um tipo de contração involuntária. Os carboidratos que contém na banana também auxiliam no ganho de energia, é recomendado comer uma porção da fruta antes da prática de atividades físicas.

Emagrecimento: As frutas com fibras ajudam a desacelerar o esvaziamento gástrico, causando a sensação de saciedade, é indicado combinar a fruta com outros alimentos também ricos em fibras: aveia ou chia, que podem ajudar na perca de peso ou emagrecimento. Mas tudo isso atrelado de uma alimentação saudável e de preferência uma dieta receitada por um profissional do ramo.

Digestão: A fruta auxilia o nosso sistema digestivo: as fibras e o amido encontrado na banana auxiliam na melhora de todo o trânsito do intestino, em algumas situações em que o corpo perde potássio, a banana faz essa reposição, já que a fruta é rica em potássio.

Visão: A falta de vitamina A no nosso organismo pode causar um problema ocular chamado nictalopia, que causa dificuldade de enxergar a noite ou em lugares com baixa luminosidade. A banana contém além da vitamina A, a vitamina C, que ajudam na saúde dos olhos.

Sono: A banana contém em suas propriedades triptofano, potássio e vitamina b6, elas auxiliam na qualidade do sono, a recomendação é comer a banana como sua última refeição do dia, para ter um sono leve e tranquilo.

As frutas são ricas em nutrientes e proteínas, a dica é: sempre inclua as frutas na sua dieta, mas sem excessos, existem frutas que contém um teor considerável de acidez, e isso pode fazer mal ao nosso organismo.

Fique atento nas próximas semanas, com mais uma matéria com dicas e benefícios de outra fruta!

Referências:

https://ge.globo.com/eu-atleta/noticia/outono-veja-lista-com-10-frutas-da-estacao.ghtml

https://www.infoescola.com/frutas/variedades-de-bananas/

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/olha-a-banana-8-beneficios-da-fruta-para-a-saude



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Mantemos a posição entre as empresas que seguem as melhores práticas de segurança da informação

Passamos por Auditoria de Manutenção das Certificações ISO 27001 e 27701 nos dias 13,14 e 15/06.

Veja mais
Eleição Suplementar ELOS: o resultado foi homologado pela diretoria e candidatos eleitos já começam a tomar posse

Eleição Suplementar ELOS: o resultado foi homologado pela diretoria e candidatos eleitos já começam a tomar posse

Conheça os novos membros representantes dos participantes no Comitê de Investimento e no Conselho Deliberativo.

Veja mais
Não haverá atendimento no feriado de Corpus Christi

Não haverá atendimento no feriado de Corpus Christi

Não haverá atendimento nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17/06.

Veja mais
Reajuste de benefícios dos Planos BD-ELOS/Eletrosul, BD-ELOS/Engie e subplano BPDS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-ELOS/Eletrosul, BD-ELOS/Engie e subplano BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste que começa a ser aplicado neste mês de junho/2022.

Veja mais