Banana: A fruta popular do Brasil!

Banana: A fruta popular do Brasil!

A banana é uma fruta é rica em nutrientes e pode ser encontrada em todas as estações do ano, é popular pelo mundo e se adapta muito bem ao clima tropical do Brasil, faz muito sucesso no prato dos brasileiros. Por sua versatilidade pode ser consumida de diversas maneiras e receitas: in natura, em bolos, doces, saladas de frutas e geleias.

A queridinha do Brasil agrada o paladar de muita gente e pode ser incluída em dietas e receitas saudáveis. É rica em fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de antioxidantes, triptofano e carboidratos.

A fruta caiu no gosto dos brasileiros(as), uma pesquisa feita pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), revelou que a cada um brasileiro consome cerca de 25 kg de banana por ano. Um fator que também estimula o consumo da fruta é seu preço acessível e a sua variedade de espécies.

Os mais comuns tipos de bananas cultivados e comercializados são: a banana prata, banana nanica, banana maçã, banana-ouro e a banana-da-terra. A mais popular no Brasil é a banana-nanica, que possui um sabor doce e consistência macia, a banana-nanica madura pode ter leve efeito laxante devido a quantidade de fibras alimentares.

Confira abaixo alguns benefícios da banana:

Prevenção de doenças: as frutas têm um ótimo papel na prevenção de doenças, e a banana não fica para trás, por ser rica em potássio, um mineral importante para todas as nossas células: regula os batimentos cardíacos garantindo o bom funcionamento dos músculos e nervos de todo o corpo, inclusive o coração, o potássio também auxilia no controle dos efeitos do sódio no nosso organismo, prevenindo a hipertensão.

Funções cerebrais: A banana contém em suas propriedades o triptofano, que é um aminoácido fundamental para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Comer a fruta regularmente ajuda nas atividades do cérebro, como memorizar, manter a concentração e raciocinar. O consumo correto e sem excessos da banana também pode ajudar a diminuir o risco de acidente vascular cerebral (derrame).

Energia corporal: É bem comum quando se tem câimbras alguém indicar a banana como uma possível solução para o alívio da dor, a fruta contém alto teor de cálcio, potássio e magnésio, que atreladas de uma boa hidratação reduzem as dores musculares, ajudando a evitar as temidas câimbras, que são um tipo de contração involuntária. Os carboidratos que contém na banana também auxiliam no ganho de energia, é recomendado comer uma porção da fruta antes da prática de atividades físicas.

Emagrecimento: As frutas com fibras ajudam a desacelerar o esvaziamento gástrico, causando a sensação de saciedade, é indicado combinar a fruta com outros alimentos também ricos em fibras: aveia ou chia, que podem ajudar na perca de peso ou emagrecimento. Mas tudo isso atrelado de uma alimentação saudável e de preferência uma dieta receitada por um profissional do ramo.

Digestão: A fruta auxilia o nosso sistema digestivo: as fibras e o amido encontrado na banana auxiliam na melhora de todo o trânsito do intestino, em algumas situações em que o corpo perde potássio, a banana faz essa reposição, já que a fruta é rica em potássio.

Visão: A falta de vitamina A no nosso organismo pode causar um problema ocular chamado nictalopia, que causa dificuldade de enxergar a noite ou em lugares com baixa luminosidade. A banana contém além da vitamina A, a vitamina C, que ajudam na saúde dos olhos.

Sono: A banana contém em suas propriedades triptofano, potássio e vitamina b6, elas auxiliam na qualidade do sono, a recomendação é comer a banana como sua última refeição do dia, para ter um sono leve e tranquilo.

As frutas são ricas em nutrientes e proteínas, a dica é: sempre inclua as frutas na sua dieta, mas sem excessos, existem frutas que contém um teor considerável de acidez, e isso pode fazer mal ao nosso organismo.

Fique atento nas próximas semanas, com mais uma matéria com dicas e benefícios de outra fruta!

Referências:

https://ge.globo.com/eu-atleta/noticia/outono-veja-lista-com-10-frutas-da-estacao.ghtml

https://www.infoescola.com/frutas/variedades-de-bananas/

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/olha-a-banana-8-beneficios-da-fruta-para-a-saude



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de satisfação 2022 – Queremos te ouvir e saber sua opinião!

De 23 de novembro a 7 de dezembro, você poderá receber uma ligação no seu telefone fixo ou celular de um dos entrevistadores da Lupi e Associados.

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais