A importância da vacinação: a forma eficaz de frear o Coronavírus

A importância da vacinação: a forma eficaz de frear o Coronavírus

A imunização completa ajuda a combater o Coronavírus e o surgimento de novas variantes

É comprovado pelos profissionais da saúde e pela OMS (organização mundial da saúde) que a vacinação completa é uma das formas mais eficazes para conter a contaminação do Coronavírus. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a vacinação não faz com que o nosso corpo fique 100% protegido, mas sim imunizado.

A vacina atua no nosso organismo estimulando um efeito de proteção contra as variantes do coronavírus. Com o esquema de vacinação completa, o nosso corpo fica protegido do vírus e começa a produzir anticorpos que vão garantir imunidade contra a infecção. A imunização em massa diminui o risco de contágio.

No caso das vacinas que necessitam de 2 doses, a proteção é garantida a partir da 2ª a 3ª semanas depois da 2ª dose, por isso a importância de hábitos de prevenção contra o vírus: evitar aglomerações, manter distância de pelo menos 2 metros das pessoas, lavar as mãos e higienizar com álcool em gel 70°, não dividir aparelhos e utensílios de uso pessoal e fazer o uso de máscaras de proteção.

De acordo com o “Our World In Data”, site que mede os dados e atualizações da pandemia no mundo, no Brasil, atualmente, estamos com 71,7% da população com a vacinação completa, o que representa 151 milhões de pessoas.

A vacina salva vidas, e o acesso às doses é gratuito, com a distribuição feita pelo SUS (sistema único de saúde). Se vacinar não é pensar somente em si próprio, mas também no próximo, para que em um futuro que esperamos que seja próximo possamos viver normalmente em sociedade, com toda a população imunizada.

Conversamos com a médica infectologista, Dra. Magali Domingos Ferreira, para esclarecer as dúvidas mais comuns a respeito da vacinação contra Covid-19.

Por que precisamos de uma terceira dose de reforço?
Dra. Magali: A quantidade de anticorpos diminuiu com o tempo e a terceira dose vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o chamado ‘booster vacinal’. Esse aumento de anticorpos é importante para diminuir a chance de infecção, e em caso de infecção, atenuar os sintomas da doença.

As vacinas protegem das novas variantes?
Dra. Magali: As vacinas foram feitas baseadas no coronavírus inicial, portanto, perdem eficácia com as VARIANTES. Porém, estudos mostram que o aumento de anticorpos, conseguido com a dose de reforço, implica em uma melhor proteção contra as VARIANTES, diminuindo a taxa de contaminação e a gravidade da doença.

Se eu já tive covid, mesmo assim preciso me vacinar?
Dra. Magali: Sim. A resposta imunológica a vacina é muito superior à obtida pela infecção natural pelo sars cov 2, tanto em durabilidade quanto em produção de anticorpos.

Por que as crianças devem ser vacinadas se a doença é branda ou assintomática nesta parcela da população?
Dra. Magali: Com a população adulta vacinada, as crianças passam a ser o grupo de maior vulnerabilidade. A infecção na maioria das vezes é mais branda, porém não se pode esquecer que a covid foi a doença infecciosa que mais matou crianças nos últimos 2 anos.

Quais os riscos e efeitos colaterais da vacinação?
Dra. Magali: Já foram feitas bilhões de doses de vacina contra covid no mundo, com efeitos colaterais brandos e autolimitados. As vacinas são seguras, tendo riscos imensamente inferiores ao da covid.

Quais vacinas são recomendadas para as crianças?
Dra. Magali: Por enquanto, estão liberadas Pfizer e Coronavac/Butantan.

**Fique atento(a) aos sintomas, os mais comuns do coronavírus são: febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato.

**E os sintomas mais comuns entre os infectados pela variante ômicron são: febre, coriza, dor de garganta e no corpo e tosse seca.

Se por acaso você sentir alguns desses sintomas procure imediatamente uma UPA ou hospital da sua região. A prevenção quem faz somos nós.

Fontes:

https://ourworldindata.org/covid-vaccinations?country=OWID_WRL

Veja o que fazer se tiver sintomas de coronavírus! (saude.mg.gov.br)

Vacinas COVID-19: eficácia, doses e efeitos colaterais – Tua Saúde (tuasaude.com)

Coronavirus (COVID-19) Vaccinations – Our World in Data



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais