A importância da presença e do exemplo dos pais na educação financeira da criança

A importância da presença e do exemplo dos pais na educação financeira da criança

Assim como educar com bons hábitos alimentares e valores éticos, ensiná-lo como lidar com dinheiro é essencial para o futuro do seu filho.

“Filho de peixe, peixinho é” essa frase reflete muito a importância da presença e educação dos pais com os seus filhos. A infância é o período em que o ser humano passa a desenvolver suas características e personalidades, por isso, é muito importante que os pais sempre estejam atentos para passar bons exemplos e valores. O mesmo se aplica à educação financeira.

O primeiro passo para ensinar educação financeira às crianças é iniciar com os fundamentos. Mesmo que seu filho ainda seja bem pequeno, ele já pode compreender o valor do dinheiro e definir o que é ganhar, gastar e economizar o seu dinheiro. Quando pequenas, as crianças aprendem que dinheiro é um meio de trocae entendem o conceito de equivalências, é assim que você pode realmente começar a promover a economia.

Para iniciar a educação financeira infantil, use um cofrinho para ajudar. Dessa forma, as crianças podem ter uma melhor visão sobre como economizar para poupança. O dinheiro vai se acumulando à longo prazo no cofrinho, com o intuito de atingir um objetivo.

A importância de ensinar seu filho sobre responsabilidade financeira

Os pais podem ensinar seus filhos a lidar com dinheiro, mesmo que eles mesmos não sejam especialistas no assunto. Porém, se os responsáveis pela educação da criança não organizam suas finanças e têm atitudes irresponsáveis, os filhos tendem a seguir o mesmo caminho, absorvendo esse comportamento.

O primeiro passo para os pais se saírem bem com a educação financeira infantil de seus filhos é se reeducando. É preciso que eles resolvam seus próprios problemas financeiros, mudem atitudes e se informem. O segundo passo, é trabalhar com a criança aspectos que são importantes para os adultos. Como, por exemplo, o tempo de espera para ganhar um brinquedo ou fazer um passeio. Enquanto você ensina seu filho como cuidar de suas finanças pessoais, trabalhe no sentido de também criar para ele uma poupança extra. Pensando no futuro dele, comece a investirem ativos pensando no seu futuro educacional.

No momento em que seu filho começar a ganhar alguma renda, seja fazendo pequenos serviços ou estagiando em alguma empresa por meio período, comece a incluir algumas responsabilidades financeiras em sua rotina. A ocasião do seu primeiro emprego também é uma ótima oportunidade para falar sobre investimentos, que podem se tornar essenciais nas suas finanças pessoais.

Você pode até optar por introduzir uma renda mais cedo na vida do seu filho, através de uma mesada. Faça uma programação consistente e uma quantia consistente para que a criança aprenda como fazer esse dinheiro durar até a próxima vez que receber a mesada.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Mantemos a posição entre as empresas que seguem as melhores práticas de segurança da informação

Passamos por Auditoria de Manutenção das Certificações ISO 27001 e 27701 nos dias 13,14 e 15/06.

Veja mais
Eleição Suplementar ELOS: o resultado foi homologado pela diretoria e candidatos eleitos já começam a tomar posse

Eleição Suplementar ELOS: o resultado foi homologado pela diretoria e candidatos eleitos já começam a tomar posse

Conheça os novos membros representantes dos participantes no Comitê de Investimento e no Conselho Deliberativo.

Veja mais
Não haverá atendimento no feriado de Corpus Christi

Não haverá atendimento no feriado de Corpus Christi

Não haverá atendimento nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17/06.

Veja mais
Reajuste de benefícios dos Planos BD-ELOS/Eletrosul, BD-ELOS/Engie e subplano BPDS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-ELOS/Eletrosul, BD-ELOS/Engie e subplano BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste que começa a ser aplicado neste mês de junho/2022.

Veja mais