A importância da educação financeira na infância  

A importância da educação financeira na infância  

Quando se fala em educação financeira sempre imaginamos algo para ser trabalhado na fase adulta, mas a infância é um período ideal para ensinar as crianças o cultivo de uma boa relação com suas finanças pessoais. Uma das maneiras de iniciar é dando mesada para as crianças e os jovens. Quando os pais ou responsáveis adotam essa medida, ensinam a ter limites, objetivos e a valorizar o ato de poupar para conseguir algo que queiram muito. Assim, têm mais chances de se tornarem adultos com uma boa relação com o dinheiro.

No entanto, isso não quer dizer que seja algo fácil, pois muitas dúvidas podem surgir, tais como: quando começar a dar mesada para os filhos? Qual deve ser o valor? Entre outras questões.

O valor e o período devem variar de acordo com a idade dos jovens. Para crianças menores, é aconselhável começar a dar um dinheirinho por semana e, aos poucos, passar para quinze dias, até chegar na mesada. Crianças pequenas têm outra dimensão do tempo, mais ligado ao agora, ao presente, talvez por isso, para elas, se planejar para um mês inteiro pode ser muito difícil. Então, para evitar frustações tanto para crianças quanto para os pais ou responsáveis, melhor começar aos poucos.

Agora, para definir o valor que será dado é importante fazer um levantamento dos custos da criança. Ter em mente que esse dinheiro não é para pagar gastos que são da responsabilidade dos pais, como lanches, roupas, material escolar ou passeios. O ideal é que o valor seja bem próximo dos gastos reais da criança, sem muita folga, para que ela possa aprender a ter controle. E o dinheiro também deve servir para realizar alguns desejos, como comprar um brinquedo novo, por exemplo. Dessa forma, ela aprende a ter disciplina para economizar, quando for preciso, até atingir o valor necessário para comprar o que deseja.

A educação financeira nada mais é que o uso consciente do dinheiro, portanto não é indicado oferecer pagamentos como recompensa para tarefas que são obrigação da criança, como arrumar o quarto, por exemplo.

Gostaram do nosso conteúdo? Espero que ajude no incentivo das crianças e jovens da sua casa a cultivarem uma boa relação com o dinheiro.

Autor: Programa de Educação Financeira e Previdenciária – A Escolha Certa



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais