A importância da convivência entre avós e netos

A importância da convivência entre avós e netos

Os filhos chegam geralmente em momentos mais atribulados da vida, em que se faz necessário dividir a dedicação entre trabalho e família, além de ser a descoberta de um universo inteiramente novo. Já, quando os netos chegam, a experiência é totalmente diferente: eles vêm para colorir os dias, divertir a rotina e relembrar o quão grande é o cuidado que podemos dedicar a alguém. Mas você sabia que, além de fortalecer os laços familiares, o amor entre avós e netos faz bem para a saúde?

Para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, a abertura para novas ideias e conhecimentos. É muito comum que os idosos sintam certa melancolia ao perceber que já não acompanham o que está em alta na atualidade. Os jovens funcionam como uma ponte entre os avós e a internet, os smartphones, as gírias atuais e a vida da forma como acontece hoje. Essa conexão é bastante produtiva, fazendo com que os avós atualizem sua visão de mundo e não se sintam deslocados pela sociedade contemporânea.

Estudos recentes da Universidade de Boston comprovaram que um forte vínculo com os netos é um potente remédio para afastar sintomas de depressão. Auxiliar nas tarefas, dar caronas e levar para passear são algumas das atividades que fazem os avós sentirem que contribuem efetivamente na vida dos netos, afastando o sentimento de invalidade tão comum em quadros de depressão na terceira idade.

Jogar bola, pular corda, brincar no parque, montar quebra-cabeças, desenhar são algumas das atividades que as crianças mais amam e que funcionam como um grande exercício para a saúde física e mental dos avôs e avós. O ato de brincar com os netos estimula o idoso a realizar atividades que fogem de sua rotina habitual e desafiam o corpo a se manter ativo e lúcido. Brincadeiras de movimentação beneficiam a circulação, a mobilidade e a coordenação, enquanto as brincadeiras de raciocínio lógico estimulam aspectos cognitivos como memória, linearidade de pensamento, associação de padrões e comandos mentais que costumam enfraquecer com o passar dos anos. 

os avós oferecem a sabedoria adquirida durante a vida, costumam passar às novas gerações muitas histórias sobre o passado, o que é enriquecedor para qualquer criança. Respeitar e saber conviver harmoniosamente com os avós faz com que os netos também tenham facilidade para respeitar as demais pessoas, formando cidadãos que entendem a importância de viver em meio às diferenças.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais