Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?

As discussões, brigas e a intolerância têm aumentado muito nestes meses de pandemia. A polaridade política e as divergências sobre a própria pandemia e as medidas de prevenção tem gerado conflitos dentro da família e do círculo de amigos. O que está acontecendo? No momento em que mais precisamos nos unir, dar carinho e apoio, estamos brigando e alimentando o sentimento de raiva. A chave para frearmos essa onda de intolerância é o diálogo. Mas ele só funciona se soubermos a diferença entre ouvir e escutar.

Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, a não ser que tape os ouvidos. Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não. O que não devemos fazer é enquanto o outro está falando, já estarmos mais preocupados em elaborar a nossa argumentação para discordar, sem nem ao menos termos escutado. É a famosa expressão: entrou por um ouvido e saiu pelo outro.

Não somos obrigados a concordar com o que nos é dito, mas por respeito devemos avaliar e levar em consideração a argumentação do outro. Não existem somente dois lados, um certo e um errado, é muito mais complexo do que essa polarização que nos emburrece. Pense nisso e escute as opiniões diferentes da sua. Aprenda e evolua com elas, agregando seus familiares e amigos, ao invés de afastá-los.

Mais tolerância e empatia!!

Autor: Vivian Beltrame Awad
             Jornalista e assessora de comunicação



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais