Conforme comunicado no último mês de dezembro, a Schroders, então gestora do nosso fundo de alocação no exterior, anunciou o encerramento de sua operação no Brasil. Diante desse cenário, iniciamos um processo para a seleção de um novo gestor para nossa estratégia de investimentos internacionais. A condução desse trabalho ocorreu de forma conjunta com a Previnorte, consolidando uma iniciativa cooperada inovadora no segmento de previdência complementar e fortalecendo escala, governança e eficiência na tomada de decisão.
O processo, iniciado em 2025, envolveu um mapeamento de mercado, o envio de RFP (Request for Proposal) a gestoras qualificadas, análises quantitativas e qualitativas, diligências presenciais e uma avaliação aprofundada de aspectos como governança, risco, estrutura operacional, tecnologia, práticas ESG e capacidade global de gestão. Ao longo desse período, foram realizadas diversas reuniões técnicas e trocas de informações entre as equipes envolvidas.
Ao final das etapas de avaliação, o UBS foi selecionado como novo gestor da estratégia internacional da ELOS, por apresentar aderência aos critérios técnicos e estratégicos definidos, além de robustez operacional e alinhamento com os objetivos de longo prazo da nossa Fundação.
Na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro, o UBS passou formalmente a assumir a gestão do fundo de alocação no exterior, que agora é denominado UBS ELOS Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Responsabilidade Limitada. Com a transição concluída, já foram iniciados ajustes pontuais no portfólio investido.
É importante destacar que não há alterações substanciais nas estratégias dos Planos de Benefícios e dos Perfis de Investimentos, que seguem alinhados à nossa política de investimentos e aos objetivos de longo prazo dos participantes.
Seguimos avançando com planejamento, transparência e foco na solidez da gestão previdenciária.