Finanças e previdência

Três investimentos para complementar a aposentadoria

Data de Publicação: 25/10/22

Existem investimentos para vários momentos de vida, perfis e objetivos; desde os de maior risco, aos mais conservadores que preferem segurança e estabilidade.

Para quem está pensando em investimento para o longo prazo, o mercado financeiro oferece opções seguras e rentáveis para complementar a aposentadoria do INSS, enquanto você aproveita o que foi plantado ao longo do período profissional.

Pensando nisso, trouxemos 3 investimentos que podem ajudar a tomar a melhor decisão para complementar a sua aposentadoria e aproveitar a melhor idade sem preocupações.

  1. Tesouro Direto

Caracterizado pelo alto nível de segurança, o tesouro direto é uma opção de investimento que disponibiliza títulos públicos federais, que funcionam como um empréstimo para o Governo Federal.

Dessa forma, o Governo te paga juros pelo dinheiro emprestado por um longo prazo, com poder de compra protegido.

  1. CDB (Certificados de Depósitos Bancários)

Nesta opção, o seu dinheiro também é utilizado em troca de juros, porém, enquanto o Tesouro Direto oferece títulos públicos federais, os CDBs são oferecidos pelos bancos para captar fundos.

  1. Previdência complementar

Esta opção serve para complementar a aposentadoria e realizar projetos futuros. É possível investir um valor fixo todo mês ou fazer contribuições extras para aumentar o saldo acumulado no plano. Há opções para todos os perfis de investidor, desde os mais conservadores até os mais arrojados.

No final do prazo, você pode resgatar o dinheiro de 3 maneiras:

  • Receber o valor completo de uma vez;
  • Receber parcelas mensais por um prazo determinado;
  • Receber um valor fixo por tempo indeterminado até o saldo acabar.

Dessa forma, é possível investir a longo prazo tanto para aumentar a renda no momento do resgate, quanto para estudar em outro país ou até investir em um negócio próprio.

<