Finanças e previdência

Veja como manter a organização financeira no início do ano

Data de Publicação: 15/01/21

O ano começou e a pandemia não aliviou, tornando ainda mais difícil desenvolver uma organização financeira eficiente. Os impostos, renovação de matrícula (como escola, faculdade, cursos e planos), pagamento de parcelas das compras feitas no período do Natal, são gastos que sempre permeiam a conta bancária nos primeiros meses. Por isso, é importante manter o foco e criar um método de organização financeira eficiente.

O primeiro passo é criar uma planilha, onde possa ser anotado as entradas e saídas e seja possível ter um controle dos gastos. A partir de então, busque criar metas e objetivos financeiros. Use como base os gastos do ano anterior, que auxiliarão no planejamento financeiro desse ano. Revise suas dívidas, pense em métodos para poder economizar e, partindo desse princípio, busque quitar as contas principais ou que podem gerar juros maiores.

Mas não é só isso, é sempre importante buscar investir em educação financeira com livros, cursos e o conteúdo que publicamos no site e redes sociais da ELOS. Também é fundamental criar uma reserva de emergência, separando uma parte do ganho mensal para ser guardada.

Porém, se o problema ainda for os ganhos insuficientes, uma renda extra é uma boa pedida. Existem diversas formas de conseguir uma graninha a mais, como a venda de objetos e roupas que não são mais usados ou a prestação de algum tipo de serviço ou consultoria em assunto que você seja expert.

<