Finanças e previdência

Previdência privada é um bom investimento para o futuro?

Quando consideramos investimentos a longo prazo, a previdência privada é uma ótima opção. Isso porque ela conta com benefícios de rentabilidade que fazem o seu dinheiro render, proporcionando uma maior segurança financeira no futuro. Mais do que um complemento da previdência social, ela é a ferramenta que te permite construir um futuro mais estável.

Os temas investimentos e finanças, apesar de estarem cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros, ainda são uma incógnita para muita gente. Embora os conhecimentos sobre essas áreas estimulem o desejo de assumir riscos, ter receio na hora de investir é comum, seja devido ao tempo de retorno, ao possível baixo rendimento ou a falta de flexibilidade para resgatar seu dinheiro.

Investir em uma poupança  já foi uma das alternativas mais procuradas pelas gerações passadas, mas nas últimas décadas essa opção perdeu espaço por não oferecer tanta rentabilidade, já que frequentemente a poupança rende menos que a inflação, reduzindo seu poder de compra.

Se a sua intenção é resgatar o dinheiro em curto prazo, é interessante optar por outros tipos de aplicação. A previdência privada é um investimento de médio a longo prazo, mas que terá  maior rentabilidade. Essa opção te permite escolher entre diferentes planos, sem ficar preso a índices específicos. Você só precisa escolher o perfil de investimento que faz mais sentido para você – levando em conta que isso vai impactar na rentabilidade -, e entender como são as regras de tributação daquele plano.

Na prática, o maior benefício da previdência privada é garantir uma aposentadoria segura. Com ela, você deixa de depender exclusivamente dos benefícios sociais, assim é possível construir seu próprio patrimônio com uma ótima estabilidade. Mas além dessa vantagem, você pode contar com:

  • Gestão Especializada: Os fundos são administrados por equipes especializadas, com eficiência para garantir segurança, liquidez e estabilidade;
  • Portabilidade: Em alguns planos você pode solicitar a instituição a qualquer momento, sem perder rendimento ou resgatar valores;
  • Herança: Caso o titular do plano venha a falecer, os herdeiros podem resgatar o valor aplicado facilmente. Por isso, é importante manter os nomes dos beneficiários atualizados nos dados do plano;
  • Valores iniciais de investimento acessíveis: Não é preciso muito para começar a investir. Em alguns planos de previdência você pode começar com uma contribuição mínima a partir de R$100,00 mensais.

Se for realmente necessário tirar seus investimentos antes do tempo, você pode solicitar o resgate de previdência, mas é importante se manter atento ao período de carência do contrato, ou seja, o tempo mínimo para fazer o resgate. Como qualquer investimento, a previdência privada oferece tanto vantagens quanto desvantagens. O que fará a diferença é o tempo que você está disposto a investir, pois quanto maior o período de aplicação, maiores serão os benefícios.

Pular para o conteúdo