Outubro Rosa – A importância da informação para prevenção

Outubro Rosa – A importância da informação para prevenção

Identificar o câncer de mama nos estágios iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz

O intuito da campanha do Outubro Rosa é a conscientização, não somente das mulheres, mas de toda a sociedade, com o objetivo de promover e compartilhar informações referentes à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e o de colo do útero.

O passo mais importante no caminho da prevenção é a manutenção dos hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividade física e a alimentação equilibrada.

Veja abaixo alguns hábitos que podem ajudar na prevenção de doenças, incluindo o câncer de mama: 

Ginecologista: a profissional da área é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino e as mamas. Sendo assim, é muito importante manter uma rotina de exames periódicos para identificar possíveis problemas.

Atividades físicas: manter o corpo em movimento ajuda a estimular o nosso metabolismo. A prática de atividade física contribui na decomposição do hormônio estrogênio, dessa forma pode diminuir o risco do câncer de mama nas mulheres, em especial as que estão na pós-menopausa.

Alimentação: mantenha uma dieta equilibrada, consumindo frutas e legumes. Cuidado com os excessos e evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Autoexame: é considerado um dos exames preventivos do câncer de mama.Recomenda-se fazer essa técnica de duas maneiras: palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada. Pode ser feito uma vez ao mês após o período menstrual, que é quando as mamas estão mais flácidas e indolores.

Mamografia de rastreamento: exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama. Ajuda na descoberta precoce da doença e é recomendado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

Ressonância magnética: é recomendadoem casos de histórico familiar da doença (câncer de mama)

Lembre-se de se cuidar independente da época do ano. Além de cuidar de si, compartilhe essas informações com amigos e familiares, alertando e cuidando também de quem você ama!

Releases e Notas | INCA – Instituto Nacional de Câncer

https://www.tuasaude.com/como-fazer-o-autoexame-da-mama/


Fique por dentro do que acontece na ELOS

Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Se você é do Plano CD e quer alterar o percentual de contribuição ao seu plano ou de recebimento (caso seja aposentado) deve fazer a solicitação até o último dia do ano

Veja mais
Olha que conquista legal!! Recebemos o Selo de Engajamento da Abrapp

Olha que conquista legal!! Recebemos o Selo de Engajamento da Abrapp

É a comprovação de que mesmo em meio a tantas mudanças no modo e no ambiente de trabalho no último ano, continuamos nos dedicando de forma colaborativa, produtiva e engajada.

Veja mais
LEMBRETE: Aposentados do Plano CD podem solicitar o recebimento de abono anual

LEMBRETE: Aposentados do Plano CD podem solicitar o recebimento de abono anual

A solicitação deve ser feita por e-mail ou presencialmente na ELOS até o dia 31 de outubro

Veja mais