fbpx

Você pode ter a aposentadoria que deseja

Publicado em 24/10/18

O planejamento é fundamental garantir a aposentadoria almejada. Conhecer o seu plano de benefícios, acompanhar a administração do seu patrimônio e ter atitudes coerentes com o retorno que você espera também são questões importantes para não se surpreender no momento da aposentadoria.

 

O desejo de cada um é uma decisão pessoal, porém todas as escolhas têm um ponto fundamental em comum: o planejamento. Dessa forma, você que é participante da ELOS, já analisou se o seu atual planejamento previdenciário condiz com os resultados esperados para o seu futuro?

 

Quanto mais você contribui, maior será o seu saldo de conta de aposentadoria e, consequentemente, sua renda no futuro. Por isso, inclua no seu orçamento a possibilidade de fazer contribuições suplementares ou aportes ao seu plano de previdência.

 

Seguem abaixo duas simulações com um salário médio para que você possa comparar e ver o quanto se deixará de ganhar no futuro se nada for feito agora:

tabelas-03

*Salário refere-se ao SRC (Salário Real de Contribuição)
*A contribuição para pecúlio por incapacidade ou morte é descontado da contribuição da patrocinadora, por isso ela é um pouco menor.

 

Faça as suas próprias simulações. Clique no Acesso do participante, no menu Previdência -> Simulador. 

 

A qualquer momento, o participante pode fazer uma solicitação de contribuição suplementar para o seu plano de previdência. Pode ser um valor fixo por um período determinado, um aporte único ou um percentual do salário e, da mesma forma, pode solicitar o cancelamento também a qualquer momento. Essa modalidade é bem flexível, mas é importante lembrar que não tem a contrapartida da patrocinadora. A cada mês que passa, você deixa de engordar um pouco mais a sua poupança previdenciária.

 

Para fazer a contribuição suplementar, basta preencher e enviar o formulário de solicitação na mesma página do Simulador, tudo via internet.

Pular para o conteúdo