Rentabilidade dos planos em julho/2011

Já está disponível, na área de acesso restrito do portal da ELOS, as rentabilidades obtidas no mês de julho de 2011 para os planos de benefícios administrados pela ELOS: BD-ELOS/Eletrosul; BD-ELOS/Tractebel e ELOSPrev. Para conferir, efetue login no site, clique em Investimentos > Rentabilidade > Julho 2011.

 

CENÁRIO ECONÔMICO

 

Cenário Internacional

O cenário internacional no mês de julho foi bastante conturbado, gerando até aquela sensação de que “já vi esse filme”, principalmente pelas duas potências mundiais, Europa e Estados Unidos, estarem, mais uma vez, enfrentando sérios problemas econômicos.

 

Europa
Na Europa, o que aflige os investidores é o alto endividamento de alguns países da Zona do Euro (países da União Europeia que adotaram a moeda em comum).

 

Estados Unidos no Foco
O segundo problema para o cenário econômico partiu dos Estados Unidos. Senado e Câmara prolongaram a discussão sobre a liberação de mais verba (aumento do limite do endividamento público) para o governo federal americano ter condições de pagar suas dívidas. O chamado “aumento do teto da dívida”, chegou a ser, por um momento, amenizado após o presidente Barack Obama vir à público anunciar que um acordo fora efetuado, aumentando o valor do teto do endividamento federal americano; mas o alívio durou pouco.

 

Além disso, os últimos dados econômicos dos Estados Unidos, como Produto Interno Bruto trimestral e queda nos valores gastos pelos consumidores, permaneceram abaixo das expectativas de mercado, dando sinal aos investidores de que a recuperação econômica americana pode ser mais tardia do que se esperava. Com acordo político ou não, o fato é que a economia americana ainda está patinando.

 

>>>>Para compreender:

De forma simplificada, dívida pública é a soma de tudo aquilo que o governo americano deve pagar, horando seus compromissos.

 

É como se a conta do governo americano estivesse com saldo negativo, prestes a ultrapassar o seu limite máximo de crédito, ou seja, estourar a conta.

 

Daí a necessidade de negociar com o seu Senado e Câmara (discussão entre republicanos e democratas), a liberação de mais verba, ou aumento do seu limite do endividamento público.

 

Desta forma, ele não daria calote, pagaria suas dívidas e passaria a ficar apenas com saldo ainda mais negativo.

 

Cenário Nacional

Inflação
No cenário nacional, a grande preocupação é o controle da inflação. A última reunião do Conselho Monetário Nacional (Copom) deu sinais claros de que o ciclo de alta de juros estaria próximo do fim.

 

Bolsa de Valores
A aversão ao risco prevaleceu e o mau humor do mercado em relação ao cenário econômico permaneceu, o que trouxe prejuízos para a Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa (principal índice de ações do mercado brasileiro) caiu abaixo dos 60 mil pontos, algo que não acontecia há mais de um ano e encerrou o mês de julho em queda de 5,74%.

 

Os principais índices de ações no mundo também amargaram perdas, como por exemplo:

 

• Estados Unidos – Índice Standard & Poors 500, queda de 2,15%;
• China – Índice Shanghai Composite, queda de 2,18%;
• Reino Unido – Índice FTSE 100, queda de 2,20%;
• China – Índice Shanghai Composite, queda de 2,18%;
• Grécia – Índice ACE, queda de 5,86%,
• Espanha – Índice IBEX, queda de 7,04%;
• França – Índice CAC 40, queda 7,81%;
• Itália – Índice MIB, queda de 8,69%.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais