fbpx

Rentabilidade dos planos em julho/2011

Publicado em 06/09/11

Já está disponível, na área de acesso restrito do portal da ELOS, as rentabilidades obtidas no mês de julho de 2011 para os planos de benefícios administrados pela ELOS: BD-ELOS/Eletrosul; BD-ELOS/Tractebel e ELOSPrev. Para conferir, efetue login no site, clique em Investimentos > Rentabilidade > Julho 2011.

 

CENÁRIO ECONÔMICO

 

Cenário Internacional

O cenário internacional no mês de julho foi bastante conturbado, gerando até aquela sensação de que “já vi esse filme”, principalmente pelas duas potências mundiais, Europa e Estados Unidos, estarem, mais uma vez, enfrentando sérios problemas econômicos.

 

Europa
Na Europa, o que aflige os investidores é o alto endividamento de alguns países da Zona do Euro (países da União Europeia que adotaram a moeda em comum).

 

Estados Unidos no Foco
O segundo problema para o cenário econômico partiu dos Estados Unidos. Senado e Câmara prolongaram a discussão sobre a liberação de mais verba (aumento do limite do endividamento público) para o governo federal americano ter condições de pagar suas dívidas. O chamado “aumento do teto da dívida”, chegou a ser, por um momento, amenizado após o presidente Barack Obama vir à público anunciar que um acordo fora efetuado, aumentando o valor do teto do endividamento federal americano; mas o alívio durou pouco.

 

Além disso, os últimos dados econômicos dos Estados Unidos, como Produto Interno Bruto trimestral e queda nos valores gastos pelos consumidores, permaneceram abaixo das expectativas de mercado, dando sinal aos investidores de que a recuperação econômica americana pode ser mais tardia do que se esperava. Com acordo político ou não, o fato é que a economia americana ainda está patinando.

 

>>>>Para compreender:

De forma simplificada, dívida pública é a soma de tudo aquilo que o governo americano deve pagar, horando seus compromissos.

 

É como se a conta do governo americano estivesse com saldo negativo, prestes a ultrapassar o seu limite máximo de crédito, ou seja, estourar a conta.

 

Daí a necessidade de negociar com o seu Senado e Câmara (discussão entre republicanos e democratas), a liberação de mais verba, ou aumento do seu limite do endividamento público.

 

Desta forma, ele não daria calote, pagaria suas dívidas e passaria a ficar apenas com saldo ainda mais negativo.

 

Cenário Nacional

Inflação
No cenário nacional, a grande preocupação é o controle da inflação. A última reunião do Conselho Monetário Nacional (Copom) deu sinais claros de que o ciclo de alta de juros estaria próximo do fim.

 

Bolsa de Valores
A aversão ao risco prevaleceu e o mau humor do mercado em relação ao cenário econômico permaneceu, o que trouxe prejuízos para a Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa (principal índice de ações do mercado brasileiro) caiu abaixo dos 60 mil pontos, algo que não acontecia há mais de um ano e encerrou o mês de julho em queda de 5,74%.

 

Os principais índices de ações no mundo também amargaram perdas, como por exemplo:

 

• Estados Unidos – Índice Standard & Poors 500, queda de 2,15%;
• China – Índice Shanghai Composite, queda de 2,18%;
• Reino Unido – Índice FTSE 100, queda de 2,20%;
• China – Índice Shanghai Composite, queda de 2,18%;
• Grécia – Índice ACE, queda de 5,86%,
• Espanha – Índice IBEX, queda de 7,04%;
• França – Índice CAC 40, queda 7,81%;
• Itália – Índice MIB, queda de 8,69%.

Pular para o conteúdo