Prova de vida obrigatória para os aposentados e pensionistas em 2019

 

Desde janeiro deste ano, o recadastramento com a prova de vida dos aposentados e pensionistas da ELOS deve ser feito obrigatoriamente todos os anos no mês de aniversário do participante. Essa nova rotina foi estabelecida para atender à legislação vigente e contribuir na manutenção do equilíbrio financeiro e atuarial dos planos de benefícios.

 

Os aposentados e pensionistas recebem uma comunicação no mês anterior ao aniversário lembrando a necessidade do recadastramento. A partir do primeiro dia do mês do seu aniversário já podem fazer o recadastramento por meio digital ou impresso. O prazo limite para devolução da ficha cadastral devidamente assinada ou para efetivação do recadastramento no site é o último dia do mês posterior ao do aniversário. Caso esse prazo não seja respeitado, o pagamento do seu benefício será adiado para o último dia útil do mês até que o recadastramento seja realizado. Poderá ser feita também a suspensão do seu pagamento em decorrência do não cumprimento das regras obrigatórias de recadastramento.

 

Os aposentados dos Planos BD-ELOS/Eletrosul, BD-ELOS/Engie e do subplano BPDS do CD-Eletrosul, como prova de vida, devem encaminhar à ELOS por carta ou por meio digital o comprovante de pagamento do INSS do mês do aniversário ou do mês anterior. Caso não enviem o comprovante, devem entregar a ficha cadastral impressa com reconhecimento da assinatura por autenticidade no cartório ou entregar pessoalmente a ficha cadastral na Fundação. Essas duas opções também são aceitas como prova de vida para os aposentados.

 

Para os pensionistas dos Planos BD-ELOS/Eletrosul e BD-ELOS/Engie a única forma aceita como prova de vida é a comprovação do recebimento do benefício do INSS, por meio do envio do comprovante de pagamento do mês do aniversário ou do mês anterior. Esse comprovante pode ser enviado junto à ficha cadastral impressa ou pode ser anexado ao formulário do site. Não há necessidade de reconhecimento da assinatura em cartório.

 

Já para os aposentados e pensionistas do Plano CD-Eletrosul não será obrigatório comprovante do INSS ou a ficha cadastral impressa com reconhecimento da assinatura por autenticidade, basta fazer a atualização cadastral no site ou na ficha cadastral impressa.

 

Estamos à disposição para tirar suas dúvidas por e-mail ([email protected]), telefone (0800 709 7576) ou pelo whatsapp (48 999 740 740).



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais