fbpx

Quarentena produtiva ou seria Home office criativo?

Publicado em 22/07/20

Como o time ELOS se organizou e criou uma dinâmica de trabalho ainda mais eficiente

 

Estamos começando uma série de matérias sobre as atividades, projetos e realizações da nossa equipe no primeiro semestre deste ano, em que mais da metade dele passamos trabalhando cada um de sua casa. Temos muitas ações e conquistas interessantes para compartilhar com você. Podemos dizer que o nosso time não ficou só observando todas as transformações nestes últimos quatro meses. Somos protagonistas de algumas histórias importantes, que começaremos a contar a partir de hoje.

 

ÁREA DE INVESTIMENTO

 

A equipe de Investimento ganhou um novo integrante durante a quarentena. O processo seletivo interno e as entrevistas foram feitas remotamente, assim como todo o treinamento para que começasse a desempenhar suas funções. Este fato é para exemplificar que nada parou com o home office. Pelo contrário, com desafios maiores, principalmente em decorrência da crise econômica provocada pela pandemia, a equipe traçou novas estratégias e aproveitou oportunidades, o que poderá trazer resultados expressivos no médio e longo prazo.

 

Equipe (1)

 

Foram realizados cinco aportes em Renda Variável nos três Planos entre o final de fevereiro e o fim do mês de março, período em que o mercado acionário registrou uma das maiores quedas históricas no mundo. O Ibovepa, principal índice da bolsa brasileira, caiu quase 30% em março, maior queda registrada em um só mês desde 1998. Uma parte dessa compra foi destinada aos Planos BD, seguindo as orientações do estudo de ALM* que foi colocado em prática no início deste ano.

 

Podemos nos perguntar, como assim adquirir mais papéis de ativos que estão em queda?

 

O nosso gerente de investimento, Rogério Brenand Pazzim, responde:

 

“Alguns movimentos exagerados do mercado, como os observados nos últimos meses, geram também boas oportunidades. Aumentamos exposição em fundos de renda variável que já estavam em nossa carteira e apresentaram retornos consistentes no último ano com empresas sólidas em seus portfólios, ou seja, no médio e longo prazo tem grande potencial de recuperação e podem trazer resultados expressivos, com ganhos ainda maiores por estarmos comprando essas ações a preços bem baixos”.

 

Além do aumento de exposição em renda variável, adquirimos mais papéis no segmento de Investimentos Estruturados e compramos DPGE*, com taxas de retorno bem superiores aos papéis de renda fixa (NTN-B) disponíveis no mercado. Esses movimentos tem o objetivo de aumentar a diversificação dos investimentos da ELOS e elevar a exposição a risco para tentar alcançar as metas de rentabilidade, tendo em vista que com a queda da taxa básica de juros- SELIC, a rentabilidade da renda fixa já não é mais suficiente para os retornos esperados aos planos.

 

Com toda a estratégia traçada, aprovada pelo Comitê de Investimento e Conselho Deliberativo, e executada, como explicar tudo isso a você, participante da ELOS?

 

Com o isolamento social obrigatório, as nossas apresentações presenciais de resultados que costumamos fazer nos meses de abril e maio foram canceladas. Nossa equipe então começou a gravar vídeos explicativos, de forma simples e clara, para você se sentir mais próximo da Fundação e reduzir sua ansiedade e preocupação com as rentabilidades baixas dos últimos meses.

 

O nosso diretor superintendente, Ezequias Candido de Paula, foi o primeiro a gravar uma mensagem a todos, tranquilizando principalmente os nossos aposentados e pensionistas. Depois tivemos uma explicação do nosso Diretor Financeiro, Rafael Judar Vicchini, e seguimos com vídeos do Gerente de Investimento. Todos divulgados em nosso canal do Youtube, site da ELOS, Facebook e Instagram. Participamos também de uma entrevista publicada pela conceituada revista do segmento- “Investidor Institucional”, em que o diretor Rafael conta um pouco das estratégias adotadas na ELOS.

Anotação 2020-07-20 090031

Fizemos a transmissão ao vivo de três apresentações com os resultados dos Planos e abrimos espaço para esclarecimento de dúvidas dos participantes que estavam nos acompanhando.

 

Alcançamos mais de 2 mil visualizações nestes vídeos e nas transmissões ao vivo que realizamos.

 

Timeline (2)

 

Em maio, mantivemos o período de Revisão Anual do Perfil de Investimento. Após todo o material explicativo divulgado, o que temíamos não ocorreu. Os participantes do Plano CD revisaram com cautela o perfil que se encontravam e somente 59 fizeram a migração de perfil. É comum, em cenários econômicos como o que estamos vivendo, ocorrer uma migração para perfis de menor risco, mas o nosso participante demonstrou maturidade e confiança no trabalho da ELOS, acreditando que os perfis com mais exposição em renda variável têm chances de bons retornos no médio e longo prazo.

 

*ALM (Asset Liability Management) é basicamente o casamento entre ativos e passivos do Plano para traçar estratégias de investimento que garantam o pagamento de benefícios de aposentadoria e a obtenção da meta atuarial.

 

* DPGE – Depósito a Prazo com Garantia Especial é um título de renda fixa com o objetivo de auxiliar instituições financeiras na captação de recursos. Ele foi criado em abril de 2009 e tem como característica particular a garantia especial do Fundo Garantidor de Crédito em até R$ 20 milhões para pessoa física ou pessoa jurídica.

 

 

Autor: Vivian Beltrame Awad
             Jornalista e Assessora de Comunicação
Arte: Diogo Moreira

 

Pular para o conteúdo