fbpx

PREVIC autoriza a transferência de gestão do Plano BD ENGIE

Publicado em 22/01/24

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), em 19 de janeiro de 2024, através de um ofício enviado à ELOS, concedeu autorização para a transferência de gestão do Plano BD ENGIE para a PREVIG – Sociedade de Previdência Complementar, com sede em Florianópolis – SC., bem como aprovou a implementação das adaptações propostas ao regulamento do Plano BD ENGIE e o convênio de adesão celebrado entre a ENGIE e a PREVIG. O plano é destinado a participantes e assistidos vinculados à ENGIE Brasil Energia S.A. (“ENGIE”). A partir da aprovação da PREVIC, a conclusão da transferência de gestão deve ser feita no prazo legal de até 120 dias, contudo ELOS e PREVIG estão trabalhando para que o processo seja concluído o mais rapidamente possível.

Entendendo a transferência

Em 15 de maio de 2023, a patrocinadora ENGIE solicitou a transferência de gerenciamento do Plano com o objetivo de concentrar na PREVIG a gestão dos planos de benefícios os quais mantém patrocínio.

Dando sequência ao processo a Fundação ELOS, a ENGIE e a PREVIG firmaram um “Termo de Transferência”, documento que estabelece as condições acordadas para a transferência de gerenciamento do plano.

Após a efetivação da transferência, todas as atividades relativas ao plano previdenciário passarão a ser geridas pela PREVIG, ou seja, o recolhimento de contribuições previdenciárias dos participantes e da patrocinadora, a gestão da carteira de investimentos do plano, a concessão de empréstimos a participantes, bem como o pagamento de benefícios aos participantes assistidos (aposentados e pensionistas) e o atendimento.

Próximos passos

Uma das medidas previstas no plano de transferência é a suspenção temporária das concessões de empréstimo por até 45 dias. Esta ação se faz necessária para a consolidação dos Ativos do plano a ser transferidos para a PREVIG.

Desta forma, desde 29/01/2024, a ELOS não está autorizada a fazer mais concessões de novos empréstimos ou repactuações. Essas atividades (concessão de novos empréstimos ou repactuações) serão retomadas já na PREVIG, após a conclusão efetiva da transferência, prevista para 01/03/2024. Essa data pode ser revista caso ocorram imprevistos que possam comprometer esse cronograma.

Ambas as entidades, PREVIG e ELOS, estão atuando para que os participantes e assistidos sejam impactados no mínimo possível durante esse processo de transferência.

A Fundação ELOS continuará atendendo e informando os participantes ativos, aposentados e pensionistas sobre assuntos inerentes ao Plano ELOS – ENGIE até a conclusão do processo, quando a gestão passará definitivamente para a PREVIG.

Contamos com a compreensão de todos.

Fiquem atentos aos nossos próximos comunicados.

Pular para o conteúdo