Mudança na cobrança de IOF

Nova instrução da RFB altera base de cálculo para renovação de empréstimos

 

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa Nº 1.609, de 19 de janeiro de 2016,  que altera a forma de cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou valores Mobiliários) incidente sobre o saldo não liquidado da operação anteriormente tributada, nos casos de operações de crédito com prazo de vencimento superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Com a mudança, os participantes que renovarem contratos de empréstimos na ELOS, pagarão IOF somente sobre o valor adicional que solicitarem, e não mais sobre a dívida total.

 

Além de alterar a forma de cobrança de IOF dos novos contratos de renovação de empréstimo, a ELOS realizou um levantamento dos valores retidos à maior dos participantes que renovaram seus empréstimos a partir do dia 19 de janeiro de 2016, data de vigência da Instrução Normativa da Receita Federal. Essa devolução, devidamente corrigida, foi realizada por meio de abatimento do saldo devedor, e já aparece descrita no extrato de acompanhamento do empréstimo dos participantes que estão na situação citada.

 

Vale ressaltar que para as operações de repactuação de prazo não houve alteração, pois a ELOS já fazia o cálculo do IOF conforme estabelecido nesta última Instrução Normativa.

 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Abrimos leilão para venda de três imóveis

A venda destes imóveis faz parte do nosso plano de desinvestimento imobiliário

Veja mais
Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Horários de atendimento em dias de jogos do Brasil

Fique atento aos horários de atendimento diferenciados em dias de jogos do Brasil da 1ª fase da Copa 2022!

Veja mais
Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

Plano CD – Prazo para alteração de percentual termina final de dezembro

O novo percentual solicitado passa a valer a partir de janeiro de 2023.

Veja mais