Mudança na cobrança de IOF

Nova instrução da RFB altera base de cálculo para renovação de empréstimos

 

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa Nº 1.609, de 19 de janeiro de 2016,  que altera a forma de cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou valores Mobiliários) incidente sobre o saldo não liquidado da operação anteriormente tributada, nos casos de operações de crédito com prazo de vencimento superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Com a mudança, os participantes que renovarem contratos de empréstimos na ELOS, pagarão IOF somente sobre o valor adicional que solicitarem, e não mais sobre a dívida total.

 

Além de alterar a forma de cobrança de IOF dos novos contratos de renovação de empréstimo, a ELOS realizou um levantamento dos valores retidos à maior dos participantes que renovaram seus empréstimos a partir do dia 19 de janeiro de 2016, data de vigência da Instrução Normativa da Receita Federal. Essa devolução, devidamente corrigida, foi realizada por meio de abatimento do saldo devedor, e já aparece descrita no extrato de acompanhamento do empréstimo dos participantes que estão na situação citada.

 

Vale ressaltar que para as operações de repactuação de prazo não houve alteração, pois a ELOS já fazia o cálculo do IOF conforme estabelecido nesta última Instrução Normativa.

 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Você já conhece o nosso Código de Ética?

Podemos entender que a Ética é o que nos conduz nas escolhas de como nos relacionamos com as pessoas, do nosso modo de agir e até mesmo determina o nosso caráter

Veja mais
Realizamos nosso primeiro aporte em um fundo de investimento no exterior

Realizamos nosso primeiro aporte em um fundo de investimento no exterior

Essa é uma estratégia de alocação que já vem sendo planejada há vários meses e que foi recomendada pelo nosso Comitê de Investimentos e aprovada pelo Conselho Deliberativo

Veja mais
Datas e prazos do fim de ano ELOS

Datas e prazos do fim de ano ELOS

Fique atento ao nosso horário especial de atendimento e aos últimos prazos de 2021

Veja mais
Plano CD e ELOSPREV- Invista no seu futuro e ainda pague menos Imposto de Renda

Plano CD e ELOSPREV- Invista no seu futuro e ainda pague menos Imposto de Renda

Você já fez as contas se atingiu 12% da sua renda bruta em contribuições ao seu plano de previdência neste ano? Sabe do benefício fiscal que tem direito?

Veja mais