Live do Programa A Escolha Certa destaca a importância do planejamento financeiro para a qualidade de vida

“Sim, dinheiro traz felicidade. Mas pessoas felizes trazem bem mais dinheiro, pois trabalham e produzem mais e melhor, já está comprovado pela ciência. Ainda, tomam decisões mais assertivas”, destacou a psicóloga Alessandra Bein Endruweit, da Consultoria Estalo, durante live do Programa A Escolha Certa na noite desta terça-feira 28/7. Por outro lado, “sentir-se pressionado ocasiona tomada de decisões precipitadas”.

 

O cenário econômico atual diante da pandemia de covid-19 e a relação entre finanças pessoais e qualidade de vida foram o foco do debate virtual, que foi mediado pela coordenadora do programa ‘A Escolha Certa’ Vivian Awad. Além da psicóloga Alessandra Endruweit, participaram da Live, Henri Machado Claudino, diretor-financeiro da CELOS, e Ezequias Candido de Paula, diretor-presidente da ASCPrev e diretor superintendente da ELOS.

 

Março foi de grande tensão, com pessoas receosas de não receberem seus pagamentos e benefícios, destacou Ezequias. A situação foi contornada com uma comunicação ampla. “Nós criamos vídeos e informativos, tanto para divulgação interna quanto externa e intensificamos a frequência da nossa comunicação com os participantes. Nos organizamos em home office de um dia para o outro, mesmo assim nosso time conseguiu se organizar neste sistema de trabalho de forma eficiente e nenhum dos nossos processos e projetos parou.”, completou Ezequias.

 

Planejamento financeiro é fundamental

 

Entre os palestrantes foi consenso que fazer um bom planejamento financeiro é fundamental para a conquista da qualidade de vida. “Hoje você tem saúde e capacidade de trabalho, se perder o emprego, logo arruma outro. Mas como você estará quando chegar aos 65 anos? É preciso pensar nisso”, alertou o diretor-financeiro da CELOS.

 

Henri destacou que 2020 começou com euforia. “O mercado estava comemorando as boas rentabilidades e tinha previsões muito positivas, então veio a pandemia com um balde de água fria. Março foi negativo para todos, e isso mexeu muito com as pessoas, gerou muita preocupação”, salientou. Para muitos, o momento agora é de despertar para a importância da educação financeira. “Quem é previdente enfrenta melhor os problemas”, ressaltou ele.

 

O conselho de Henri é aproveitar esse tempo a mais em casa para buscar conhecimento sobre gestão financeira e, principalmente, entender que nunca se deve gastar mais do que ganha. Ainda, traz ânimo, ao salientar que o mercado já apresenta recuperação. “Entramos na reta final de julho já com perspectiva de fechar o ano dentro da meta atuarial, no caso dos planos da CELOS”, ponderou.

 

Como pensar positivo e ficar bem neste momento de incertezas

 

A sensação de bem-estar, segundo Alessandra, é sentir-se feliz, atingir objetivos, poder usufruir de emoções positivas. Todos esses processos envolvem prosperar. “E isso tem a ver com dinheiro. Por isso, é importante aprender a lidar com o momento atual, o de uma pandemia que tirou as pessoas da rotina, trazendo incertezas. “A gente já sabe o que nos faz doentes. Então agora é importante focar no que nos faz felizes, nos nossos recursos subjetivos. E pensar no nosso equilíbrio, o que envolve nossa capacidade de tomar decisões”.

 

A psicóloga ainda provocou: como estamos aproveitando o nosso tempo e recursos? O alerta é de que precisamos trabalhar o otimismo e a resiliência, pois refletem-se no bem-estar e no sistema imunológico. Ter emoções negativas faz parte, são importantes inclusive para a nossa evolução. Mas não se pode cultivar o negativismo. Como crescer então? “Colocando energia em coisas boas, evitando decisões precipitadas, passando por esse momento com resiliência e foco nos momentos positivos”, ensina, aconselhando a busca pelo autoconhecimento e investimento em ações que envolvam generosidade, enfatiza Alessandra.

 

Ao final do evento, foram respondidas perguntas que envolveram questões sobre rendimento de planos previdenciários, resgates e aposentadoria, cenário econômico atual, importância de buscar apoio psicológico para pessoas que se sintam fragilizadas e precisem de pontos de apoio, entre outros assuntos. A live Finanças e Bem-estar foi gravada e pode ser assistida nos canais do Programa A Escolha Certa (@programaaescolhacerta) e da ELOS. Segue o link para você assistir!

 

 

 

Programa A Escolha Certa

 

A Escolha Certa é um programa integrado de educação financeira e previdenciária, planejado e executado por 14 entidades fechadas de previdência complementar que fazem parte da ASCPrev- Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar.

 

Entidades de Previdência Complementar que integram a ASCPrev: BRF Previdência, CASANPREV, CELOS, DATUSPREV, ELOS, FUMPRESC, Fusesc, OABPrev-SC, PrevUnisul, PREVIG, PREVISC, Quanta Previdência, SCPREV e Sul Previdência.

 

Acompanhe os nossos materiais e ações :

 

www.aescolhacerta.com.br

 

instagram.com/programaaescolhacerta

 

facebook.com/programaaescolhacerta

 

Campanha #issoprotegesuavida

E-book com dicas e vídeos da campanha

 

 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Como faço para falar com você?

O nosso relacionamento é de longuíssimo prazo, somos como velhos amigos que quando se reencontram depois um tempo, tem muito papo para colocar em dia. Atualize seus dados em nosso cadastro para que possamos conversar.

Veja mais
Novo horário de atendimento na ELOS

Novo horário de atendimento na ELOS

A alteração é no início da manhã. O nosso time de relacionamento começará a atender às 9h a partir de 27 de setembro.

Veja mais
Realizamos bate-papo virtual com participantes do Plano CD

Realizamos bate-papo virtual com participantes do Plano CD

Apresentamos os fatores que impactaram no desempenho dos perfis AI e AII este ano e respondemos às principais dúvidas

Veja mais
Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Estamos em um seleto grupo de 133 empresas brasileiras certificadas em Segurança da Informação e somos a segunda empresa da América Latina certificada ISO 27701

Veja mais