fbpx

INSS – Confirmação do aumento da revisão pelo teto

Publicado em 22/08/11

Os aposentados já podem confirmar se vão receber o aumento da revisão pelo teto e quanto ganharão da primeira parcela do 13º salário no extrato de pagamento do benefício de agosto, que foi liberado ontem pelo Ministério da Previdência.

 

O extrato pode ser retirado no banco onde o aposentado recebe o benefício ou por meio do site da Previdência (www.previdencia.gov.br).

 

Segundo a Previdência, o contracheque é o único meio de confirmar o direito à revisão pelo teto do INSS. Isso porque na lista com os segurados incluídos na revisão, que foi divulgada no site e no telefone 135, constavam nomes de aposentados que não têm direito ao benefício.

 

Além disso, o INSS mudou o número de segurados com direito ao reajuste: 107.352, cerca de 10 mil a menos do que havia sido divulgado inicialmente.

 

O reajuste pela revisão pelo teto não virá detalhado no extrato, já que o aumento será incorporado no valor do benefício. Assim, para saber se terá a revisão, o aposentado deverá comparar o extrato do mês de julho com o de agosto.

 

Além da revisão pelo teto e do 13º salário, o pagamento deste mês também tem a diferença de 0,06% no valor do benefício dada em junho pela Previdência para igualar o reajuste de 6,41%, concedido no início deste ano, à inflação do período (6,47%). Assim, no extrato, o valor do benefício do segurado será informado como “mensalidade reajustada”.

 

Pode ter direito à correção quem se aposentou entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 e teve o benefício limitado ao teto da época.

 

Já os segurados que se aposentaram entre outubro de 1988 e 4 de abril de 1991, período chamado de “buraco negro”, não terão direito à revisão no posto mesmo se o benefício foi limitado ao teto.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

Pular para o conteúdo