Governo prorroga alíquota zero de IOF sobre operações de crédito

Foi prorrogada mais uma vez a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de crédito, como os empréstimos. Essa é a segunda vez que o governo prorroga a isenção como medida de combate à crise gerada pela pandemia de covid-19. Em julho, o governo estendeu a prorrogação por 90 dias. O prazo acabaria dia 2 de outubro. Com a nova prorrogação, a medida vale até 31 de dezembro.

 

Tradicionalmente, o IOF cobra alíquota de 3% sobre o valor total da operação de crédito, independentemente do prazo, mais 0,38% ao ano. Dessa forma, a alíquota máxima pode chegar a 3,38%, diminuindo caso a operação tenha prazo inferior a um ano.

 

Com a prorrogação da isenção do imposto, as novas solicitações, renovações e as repactuações de empréstimos na ELOS seguem sem cobrança de IOF até o final deste ano.

 

Contratação – Durante o período de quarentena, as novas solicitações de empréstimos à ELOS devem ser realizadas exclusivamente por meio digital. O participante deve entrar no ‘Acesso do participante’ do site, fazer a solicitação de empréstimo e enviar uma via assinada do contrato por meio digital: e-mail (desde que seja o e-mail já cadastrado na ELOS) ou whatsapp (contanto que seja um número de celular já cadastrado pelo participante). É necessário que seja enviado junto ao contrato, a foto de um documento de identidade para conferência da assinatura. O participante deverá enviar a via física e original do contrato assim que a situação normalizar.

 

Ressaltamos que o empréstimo é um benefício adicional aos nossos participantes, que além de dar acesso a um crédito com juros mais baixos que os praticados pelo mercado, ele também é uma forma de rentabilização dos planos de previdência, pois os juros pagos são revertidos para o próprio plano. Porém, este crédito deve ser solicitado somente quando necessário e de maneira consciente, com planejamento financeiro.

 

Os nossos canais de atendimento são:

Whatsapp – 48 999 740 740

e-mail – contato@elos.org.br

telefone – 0800 709 7576

 

Fonte: Agência Brasil


Fique por dentro do que acontece na ELOS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste do seu plano de benefícios, que será aplicado neste mês, junho/2020.  O reajuste cheio é de 8,90%, referente ao INPC acumulado de junho/20 a maio/21.

Veja mais
Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Taxa de carregamento, que correspondia à 15% antes da suspensão, foi reduzida para 12% e volta a ser cobrada a partir de julho/21

Veja mais
Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Renovamos a apólice com a Icatu Seguros- com redução de custo e melhores benefícios

Veja mais
Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Para quem tiver interesse, o prazo para solicitar a suspensão termina dia 30 de junho.

Veja mais