fbpx

Fundação ELOS realizou palestra de educação financeira familiar na Eletrosul

Publicado em 01/11/18

Colaboradores da Eletrosul participaram no dia 30 de outubro de uma palestra de educação financeira e previdenciária promovida pela ELOS no auditório da Sede, em Florianópolis/SC. O evento que reuniu 65 participantes teve como tema “Como falar sobre dinheiro com as crianças” e contou com apresentações do Profº. Francisco Baima e do terapeuta financeiro Gilmar Muller.

 

O professor Baima, que leciona na UDESC, faz parte do projeto ESAG Kids e é vice-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Eletrosul (AAPE), foi o primeiro a conversar com os participantes. Ele trouxe importantes exemplos sobre o desenvolvimento infantil e o quanto é importante que as crianças aprendam desde cedo noções de educação financeira. Além de mostrar situações do cotidiano onde os pequenos devem ser inseridos, como as compras no supermercado, o profº. Baima também apresentou ressaltou o consumo consciente.

 

Gilmar Muller, que é educador e terapeuta financeiro, além de membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), começou sua fala reforçando o que o professor Baima disse no começo do evento – para ensinar as crianças, é fundamental que primeiro os pais aprendam sobre educação financeira.

 

Muller trouxe dados interessantes sobre as consequências da falta de conhecimento sobre finanças, como por exemplo: a metade das pessoas que se aposentam precisam de ajuda financeira da família para conseguir se sustentar. O educador apresentou um modelo de diagnóstico financeiro para a família e mostrou os diversos tipos mesada e seus objetivos na educação financeira das crianças.

 

Durante a sua palestra, ele também aplicou um teste sobre o perfil financeiro dos participantes e destacou que as crianças, assim como os adultos, precisam ter objetivos e sonhos que impulsionem o hábito de poupar.

 

Todos que participarem da palestra ganharam um livro da coleção Dinheiro sem Segredo, da editora DSOP, e um brinde infantil do programa de educação financeira e previdenciária da ELOS- A Escolha Certa.

 

IMG_6227 IMG_6253
IMG_6278 IMG_6317
Pular para o conteúdo