fbpx

Fundação ELOS comemora 42 anos

Publicado em 16/07/15

A ELOS comemora, dia 17 de julho, 42 anos do início de suas atividades. A cada ano, um desafio novo precisa ser vencido. “Este ano, um dos principais objetivos da instituição é trazer o participante para junto da gestão da Fundação”, afirma o Superintendente da ELOS, Nelso Müller. A transparência e o engajamento de todos são essenciais para que a Fundação reforce a sua reputação de confiança, segurança e atenda às expectativas dos seus participantes e familiares. O pilar que sustenta tudo isso é a Governança Corporativa.

 

Através de uma estrutura de governança sólida, com instâncias e responsabilidades bem definidas e respeitadas é possível estabelecer uma relação transparente entre gestores e participantes, gerando confiança no processo. Esta confiança só é possível graças ao envolvimento dos participantes, por meio de seus representantes eleitos e dos indicados pelas patrocinadoras, garantindo assim direito de voz a todos os envolvidos.

 

Este direito de atuação de todos os envolvidos está assegurado no Estatuto da ELOS e também por legislação específica.

 

O presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Francisco Moser, destaca o desafio na gestão da entidade: “A ELOS é uma entidade administrada seriamente. É uma instituição forte, estruturada, com mecanismos de governança e que conta com mais de 4,5 mil participantes e patrimônio líquido superior a R$ 2,3 bilhões. É uma instituição complexa, com uma patrocinadora estatal e outra privada, e que, com a boa vontade de todos, torna-se uma instituição ainda mais forte”.

 

Confira aqui a estrutura de Governança Corporativa e organizacional da ELOS.

 

Para garantir que todas as partes interessadas possuam voz, segue abaixo a composição dos Conselhos, Diretoria Executiva e do Comitê de Investimentos, com mandatos de quatro anos:

 

Os cargos de Superintendente e Diretor Financeiro Administrativo são indicados pelas patrocinadoras, já o de Diretor de Seguridade é eleito pelos participantes.

 

O Conselho Deliberativo, órgão máximo da estrutura organizacional responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios, é composto por três membros indicados pelas patrocinadoras e três eleitos pelos participantes.

 

O Conselho Fiscal, órgão de controle interno da entidade, tem em sua composição dois membros indicados e dois eleitos.

 

Por fim, o Comitê de Investimentos é um órgão de assessoramento da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, formado por dois representantes das patrocinadoras, dois dos participantes, por dois Diretores, pelo Gerente de Investimentos e coordenado pelo Diretor Financeiro, Geazi Correa.

 

“Participar do Conselho Fiscal da ELOS como membro eleito pelos participantes é pra mim uma oportunidade de aprendizado e que me permite acompanhar de perto a gestão da nossa Fundação. Por isso, posso afirmar que as atividades da entidade são auditadas exaustivamente, o que garante uma gestão transparente e aberta a participação de todos”, ressalta Claudio Goulart.

 

Conheça os integrantes dos Conselhos da ELOS:

 

Conselho Deliberativo

IMG_4772
 Fernanda Costa da Silveira Guimarães (secretária), Nelso Müller (diretor superintendente), Antônio Francisco Moser (presidente do Conselho), Vera Adélia Martins (conselheira titular), Silvio Roberto Seára Junior (conselheiro titular), Altino Vieira (conselheiro suplente), Ana Maria Tancredo (conselheira titular), Rodrigo Ribacinko (conselheiro suplente), Tomé Aumary Gregório (vice-presidente do Conselho), Janildo Jovino da Silveira (conselheiro titular) e Roberto Helou (diretor de seguridade).

 

Conselho Fiscal

image1
 Elcio Nobrega Junior (Gerente de Controladoria), Maria Dolores Brolese Vieira (presidente do Conselho), Clailde Vanzella (conselheira titular), Claudio Goulart (conselheiro titular), Karine Ibanez Kibiak (conselheira titular) e Fabrício da Rocha Daniel (conselheiro suplente).

 

 

Autor: Vivian Awad

Pular para o conteúdo