Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Esclarecimentos sobre a segurança dos seus recursos na ELOS com a privatização/capitalização da Eletrobras

Visando nos antecipar a eventuais dúvidas e preocupações dos nossos participantes e assistidos em relação à aprovação do projeto de privatização da Eletrobras no Congresso Nacional e que foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 13/07 (com 14 vetos), prestamos os seguintes esclarecimentos, no tocante à gestão dos fundos de previdência patrocinados pela CGT Eletrosul:

Este fato isoladamente em nada altera a ordem de pagamentos dos benefícios dos assistidos e a continuidade dos aportes às contribuições aos ativos. Temos com você, nosso participante, uma relação jurídica contratual e autônoma, aprovada pelo poder do Estado que é a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), amparada na legislação vigente que traz total segurança da continuidade dos pagamentos e da manutenção das contribuições, que independe do regime jurídico a que está submetido o patrocinador, cujas obrigações estão dispostas em convênio de adesão e na legislação pertinente. Nos referimos em especial à Lei Complementar nº 109 de 2001, à Instrução Normativa Previc nº 24 de 2020 e à Portaria nº 324 de 2020, também da Previc.

Salientamos que conforme os instrumentos legais citados acima, a nossa relação (ELOS) com você (participante ou assistido) é uma relação contratual independente, que não sofre nenhum tipo de alteração pelo fato da privatização ou capitalização da Eletrobras. Já passamos por isso no passado, quando foi privatizada a parte de geração de energia da Eletrosul em 1997, que foi vendida para Tractebel à época, e que nada mudou a ordem de pagamentos dos participantes e a continuidade dos aportes aos participantes ativos pela patrocinadora.

Reforçamos com você, participante, o compromisso de uma comunicação transparente e direta pela ELOS, trazendo eventuais novos esclarecimentos que se mostrem pertinentes.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de satisfação 2021

De 21 de outubro a 5 de novembro você poderá receber uma ligação e ser convidado a participar. Queremos te ouvir e saber sua opinião!

Veja mais
Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Essas alterações estão em discussão desde 2019 e entre os pontos mais importantes está a modificação que possibilita a criação e administração de planos instituídos, inclusive para familiares de participantes

Veja mais
Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Não faremos atendimentos na segunda, dia 11, e na terça-feira, dia 12. Nosso time de relacionamento volta a estar disponível para você no dia 13 em todos os nossos canais!

Veja mais
Novo horário de atendimento na ELOS

Novo horário de atendimento na ELOS

A alteração é no início da manhã. O nosso time de relacionamento começará a atender às 9h a partir de 27 de setembro.

Veja mais