ELOS passa a ser regida por Lei nº 108

A composição dos órgãos estatutários da ELOS – Conselhos Deliberativo e Fiscal – segue as determinações legais. Segundo a lei de regência, a ELOS, como Entidade Fechada de Previdência Complementar, pode ter sua governança baseada nos critérios da Lei nº 108 ou 109, dependendo do caráter privado ou estatal da patrocinadora. Sempre que o número de participantes vinculados às patrocinadoras de direito público ou o montante dos respectivos patrimônios forem maiores do que aqueles das patrocinadoras privadas, aplicar-se-á a Lei Complementar nº 108. Nos demais casos, aplicar-se-á a Lei Complementar nº 109.

 

Recentemente, em virtude da inversão ocorrida – com o patrimônio dos planos patrocinados pela Eletrosul maior do que o da patrocinadora Tractebel, a ELOS passará a ser regida pela Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001.

 

Desta forma, o Estatuto da Fundação sofreu alterações, dentre elas a mais relevante está na forma de composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que passam a ter respectivamente 6 (seis) membros, sendo 3 (três) eleitos diretamente pelos participantes e 3 (três) indicados pelas patrocinadoras, e, 4 (quatro) membros, sendo 2 (dois) eleitos pelos participantes e 2 (dois) representantes das patrocinadoras. O próximo passo é aguardar a aprovação das alterações pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), para passarem a ter efeito.

 

Todas as alterações efetuadas podem ser consultadas no portal da ELOS. Basta clicar, na página inicial, em Quem Somos, no meu superior, e no menu lateral, em Gestão e depois Estatuto, ou consulta na Biblioteca abaixo.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Em breve seus familiares também poderão ter o plano de previdência com a gente!

Novo plano instituído ELOS está quase saindo do forno. Esta nova modalidade de produto foi aprovada pelo nosso Conselho Deliberativo e seguirá para aprovação final do órgão regulador 

Veja mais
Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

Processo de migração dos planos CGT Eletrosul está nas etapas de aprovação

O estudo foi concluído e apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo. Agora deve seguir para as instâncias de aprovação da patrocinadora.

Veja mais
Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

Acompanhe a rentabilidade do seu Plano

O desempenho das carteiras apresentou melhora em julho, principalmente em decorrência das rentabilidades dos segmentos de renda variável e investimento no exterior.

Veja mais
Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Completamos um ano de gestão do Plano Único BD CGTEE

Com avaliações positivas dos participantes em relação ao nosso atendimento, time de especialistas e estrutura de governança

Veja mais