ELOS passa a ser regida por Lei nº 108

A composição dos órgãos estatutários da ELOS – Conselhos Deliberativo e Fiscal – segue as determinações legais. Segundo a lei de regência, a ELOS, como Entidade Fechada de Previdência Complementar, pode ter sua governança baseada nos critérios da Lei nº 108 ou 109, dependendo do caráter privado ou estatal da patrocinadora. Sempre que o número de participantes vinculados às patrocinadoras de direito público ou o montante dos respectivos patrimônios forem maiores do que aqueles das patrocinadoras privadas, aplicar-se-á a Lei Complementar nº 108. Nos demais casos, aplicar-se-á a Lei Complementar nº 109.

 

Recentemente, em virtude da inversão ocorrida – com o patrimônio dos planos patrocinados pela Eletrosul maior do que o da patrocinadora Tractebel, a ELOS passará a ser regida pela Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001.

 

Desta forma, o Estatuto da Fundação sofreu alterações, dentre elas a mais relevante está na forma de composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que passam a ter respectivamente 6 (seis) membros, sendo 3 (três) eleitos diretamente pelos participantes e 3 (três) indicados pelas patrocinadoras, e, 4 (quatro) membros, sendo 2 (dois) eleitos pelos participantes e 2 (dois) representantes das patrocinadoras. O próximo passo é aguardar a aprovação das alterações pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), para passarem a ter efeito.

 

Todas as alterações efetuadas podem ser consultadas no portal da ELOS. Basta clicar, na página inicial, em Quem Somos, no meu superior, e no menu lateral, em Gestão e depois Estatuto, ou consulta na Biblioteca abaixo.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Participante do Plano BD Engie: fique atento ao período de votação da eleição suplementar

De 16 a 27 de maio, você poderá votar eletronicamente ou por telefone. Conheça os candidatos e suas propostas

Veja mais
Representantes da ELOS, Intersindical e CGT Eletrosul reúnem-se para esclarecimentos sobre os Planos BD

Representantes da ELOS, Intersindical e CGT Eletrosul reúnem-se para esclarecimentos sobre os Planos BD

O encontro ocorreu dia 5 de maio por meio de vídeo conferência e contou com a participação de 25 pessoas

Veja mais
Confira a gravação das apresentações de resultados na íntegra

Confira a gravação das apresentações de resultados na íntegra

Assista a gravação das apresentações de resultados e veja os principais pontos que foram discutidos, além disso, faça o download dos documentos caso tenha interesse

Veja mais
Plano CD: Revisão Anual do Perfil de Investimento

Plano CD: Revisão Anual do Perfil de Investimento

Do dia 1º até 31 de maio, é possível solicitar a troca do seu perfil de investimento. Este período para alteração de perfil de investimento deve ser usado para você verificar se o seu perfil atual atende às suas expectativas de risco x investimento.

Veja mais