ELOS doa equipamentos de informática para ONG que capacita jovens

A Fundação ELOS realizou no dia 14 de outubro a doação de equipamentos de informática para a ONG Comitê para Democratização da Informática (CPDI). A escolha desta instituição deve-se ao excelente trabalho de inclusão digital que desempenham há 18 anos em Santa Catarina por meio da recuperação e doação de equipamentos de informática, além da realização de cursos de capacitação para crianças e jovens.

 

Foram entregues para a ONG, 53 itens de informática, entre computadores, notebooks, servidores, monitores, teclados e impressoras, que já não eram mais utilizados ou estavam com problemas de funcionamento. Todos os equipamentos seguiram para o CERTEC- Centro de Reciclagem Tecnológica, no município de Palhoça, onde fica o ReciclaTec, um dos programas da ONG. Lá os equipamentos serão triados, consertados ou terão suas peças utilizadas para montagem de outras máquinas. Caso não tenham mais utilidade, serão descartados corretamente.

 

Cleusa Kreusch, coordenadora pedagógica do CPDI, conta que todas as máquinas doadas passam pela triagem no Reciclatec, que é um projeto em parceria com a empresa Weee.doo. “Em geral a cada 12 computadores recebidos, conseguimos recuperar três máquinas, o que não pode ser reaproveitado tem a destinação ambiental correta realizada pela Weee.doo”, explica.

 

11 10
9 12

 

Para Mark Rae, CEO da Weee.doo, a destinação correta é muito importante. “Muitos materiais não temos como reciclar no Brasil, então exportamos para que possam ser reciclados apropriadamente”, relata ele.

 

Após passarem pela triagem e recuperação, as máquinas seguem para as instituições e escolas de Santa Catarina que abrigam os projetos do CPDI. Visitamos um dos projetos, o “Aprendendo a Programar Games” em que as aulas ocorrem na EEB Rosa Torres de Miranda, no bairro, Jardim Atlântico, em Florianópolis/SC. Uma nova turma começou agora neste mês de outubro. O curso, que dura dois meses, tem aulas todos os dias no contraturno escolar dos jovens, transformando o tempo que poderia ser ocioso em uma oportunidade de aprendizado e capacitação profissional.

 

1 2
3 5

 

Há quatro anos o CPDI doou os computadores e notebooks para que pudessem ser usados por alunos e professores da própria escola, em troca obteve o espaço para formar alunos na área de tecnologia. “Para nós do CPDI é um orgulho poder formar esses alunos e saber que de alguma forma eles já foram tocados com a tecnologia”, revela Cleusa.

 

Além das turmas com professores do CPDI, o Comitê também possui um projeto para as escolas rurais da Região Sul, no qual capacita professores das próprias escolas para que repliquem o conhecimento. Para saber mais sobre o CPDI acesse www.cpdi.org.br.

 

Sobre o CPDI

Criado em 2001, o Comitê para Democratização da Informática, está localizado em Florianópolis, sendo uma organização não governamental sem fins lucrativos que, desenvolve trabalho pioneiro de promoção da inclusão social, usando a tecnologia da informação como instrumento para a construção e o exercício da cidadania, através de parceria com organizações e voluntários envolvidos em promover a inclusão social utilizando a Tecnologia da Informação.

 

No ano de 2004, o Comitê para Democratização da Informática – SC tornou-se uma organização de Utilidade Pública Municipal, através da Lei 6494, que a reconheceu como uma organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza, a desigualdade e promover o empreendedorismo. Já em 2011, o Comitê para Democratização da Informática -SC tornou-se uma organização de Utilidade Pública Estadual, através da Lei 15.565 de 21 de setembro de 2011.

 

 

Você também pode doar equipamentos que não utiliza mais para que tenham o descarte correto!
São diversos Postos de Coleta, onde todos os resíduos com possibilidades de reuso são recuperados e utilizados como instrumento de inserção social, promovendo o acesso à tecnologia da informação para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda, fomentar o exercício pleno da cidadania e proporcionar maiores oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

 

Acesse http://www.cpdi.org.br/reciclatec/ e veja os postos de coletas para descarte dos seus equipamentos. São dezenas de postos pelo Estado.

 



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Reajuste de benefícios dos Planos BD-Eletrosul, Engie e BPDS

Veja a tabela com o índice de reajuste do seu plano de benefícios, que será aplicado neste mês, junho/2020.  O reajuste cheio é de 8,90%, referente ao INPC acumulado de junho/20 a maio/21.

Veja mais
Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Fim da suspensão da cobrança das despesas administrativas do Plano BD-ELOS/Eletrosul

Taxa de carregamento, que correspondia à 15% antes da suspensão, foi reduzida para 12% e volta a ser cobrada a partir de julho/21

Veja mais
Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Sua família protegida com o nosso seguro de vida em grupo

Renovamos a apólice com a Icatu Seguros- com redução de custo e melhores benefícios

Veja mais
Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Suspensão do pagamento do seu empréstimo por três meses

Para quem tiver interesse, o prazo para solicitar a suspensão termina dia 30 de junho.

Veja mais