fbpx

Confira como foi a rentabilidade ao longo de 2023

Publicado em 18/01/24

Em 2023, enfrentamos desafios significativos nos mercados globais, marcados por eventos que trouxeram volatilidade ao cenário econômico. No entanto, contando a gestão do nosso time de Investimentos, superamos todas as metas estabelecidas para o ano, demonstrando resiliência diante das adversidades.

Um ano de desafios

O ano começou com dados de desaceleração na inflação nos EUA e expectativas positivas para a reabertura da economia chinesa. No Brasil, enfrentamos desafios com o anúncio de inconsistências contábeis em uma grande empresa de varejo, afetando o mercado de crédito privado, somado à instabilidade política e incertezas fiscais.

Fevereiro e março trouxeram mais desafios, com a inflação e os juros sendo temas cruciais no Brasil, enquanto nos Estados Unidos e na Europa a situação não era diferente, com taxas de juros elevadas e sinais de instabilidade. Em solo nacional, as discussões sobre o novo arcabouço fiscal geraram um certo otimismo no mercado.

Mudança de expectativas

O primeiro semestre se encerrou com surpresas, como a sinalização do FED para possíveis novas altas de juros nos EUA e aumento das taxas na Europa. Já no Brasil, tivemos um fechamento das curvas de juros influenciado pelo câmbio e discussões sobre reformas fiscais.

Julho marcou uma reviravolta positiva no nosso país, com a re-ancoragem das expectativas de inflação, o início do ciclo de afrouxamento monetário pelo Banco Central e a nota de crédito sendo reavaliada positivamente. A Bolsa refletiu esse ambiente econômico favorável.

Agosto trouxe mudanças na inclinação da curva de juros no Brasil, influenciadas pelo cenário nos EUA. Tivemos uma alta do dólar, tensões entre os Estados Unidos e China e sinais de desaceleração econômica na Europa, ampliando a incerteza global.

O mês de setembro, por sua vez, foi marcado pela intensificação da volatilidade, apesar da redução da taxa Selic no Brasil. Nos EUA, o FED manteve as taxas elevadas, enquanto na Europa observamos desaceleração econômica.

Otimismo e cautela

Chegando ao último trimestre, novembro trouxe mudanças nas expectativas, com fechamento nas curvas de juros no Brasil e EUA. As bolsas se valorizaram, e o dólar teve queda.

Dezembro ratificou o cenário benigno, com a bolsa se recuperando e fechando acima do CDI. O FED sinalizou a possibilidade de redução das taxas de juros antes do projetado, e na Europa, o Banco Central indicou o fim do ciclo de aperto monetário.

No Brasil, apesar da promulgação da Reforma Tributária e das demais ações relacionadas à Política Fiscal, a necessidade de aumento da arrecadação segue sendo o principal desafio do Governo. Esse tema segue na pauta dos agentes de mercado, já que influencia diretamente na atividade econômica e nas decisões de investimentos. 

Resultados de 2023

Apesar dos desafios, encerramos o ano com resultados muito positivos. A classe de Renda Fixa acumulou 11,63%, Investimentos Estruturados alcançaram 4,82%, Renda Variável fechou em 21,80%, Investimentos Imobiliários atingiram 12,27%, e Operações com Participantes alcançaram 11,07%.

Rentabilidade dos planos acumulada de janeiro até dezembro

Plano/PerfilRentabilidade acumulada
BD Eletrosul11.22%
BD Engie10.90%
BD CGTEE12.47%
CD Eletrosul/BPDS12.56%

 

Rentabilidade dos planos/perfis acumulada de janeiro até junho (antiga estrutura de perfis)

Plano/PerfilRentabilidade acumulada (jan-jun)
Elosprev8.77%
CD Eletrosul/A16.50%
CD Eletrosul/A27.00%
CD Eletrosul/B14.84%
CD Eletrosul/B24.97%
CD Eletrosul/B35.89%

 

Rentabilidade dos planos/perfis acumulada de julho até dezembro (nova estrutura de perfis)

Plano/PerfilRentabilidade acumulada (jul-dez)
Futurize/Protetor6.33%
Futurize/Equilibrado6.16%
Futurize/Dinâmico5.01%
Futurize/Visionário4.64%
Plano/PerfilRentabilidade acumulada (jul-dez)
Elosprev/Protetor6.15%
Elosprev/Equilibrado5.69%
Elosprev/Dinâmico5.63%
Elosprev/Visionário6.16%
Plano/PerfilRentabilidade acumulada (jul-dez)
CD Eletrosul/Protetor6.61%
CD Eletrosul/Equilibrado6.24%
CD Eletrosul/Dinâmico5.61%
CD Eletrosul/Visionário6.60%

Esses números destacam a eficácia das estratégias de gestão do time da Elos em meio à complexidade do cenário econômico global. Detalhes sobre as rentabilidades de cada plano ou perfil de investimento estão disponíveis na área do participante, aqui em nosso site.

Agradecemos a confiança depositada em nós ao longo do ano, e reafirmamos nosso compromisso em continuar trabalhando para o sucesso financeiro de cada um de nossos participantes.

Pular para o conteúdo