Atividade do comércio desacelera para 8,5% no primeiro trimestre

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2011 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Dado que durante o ano de 2010 a atividade varejista expandiu-se em 10,3%, o resultado revela que já se verifica alguma desaceleração no ritmo do crescimento do varejo brasileiro neste início de ano.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, em março houve crescimento de 5,5% do varejo nacional, a menor taxa anual de crescimento desde julho de 2009 e, descontando-se os efeitos sazonais, a atividade do comércio recuou 0,8% em março/11 perante fevereiro/11.

 

O destaque do varejo neste primeiro trimestre foi o segmento de material de construção, exibindo crescimento de 14,1% frente ao mesmo período de 2010. Em seguida, o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com expansão de 8,9%, também registrou desempenho favorável no acumulado dos três primeiros meses de 2011. Na ponta contrária figuraram os segmentos de veículos, motos e peças, com recuo de 1,6%; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios com crescimento negativo de 1,0% no trimestre.

 

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento menos acelerado do varejo neste primeiro trimestre é um sinal de que medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e a trajetória de aumento da taxa básica de juros (taxa Selic) já começaram a produzir resultados mais visíveis em se conter a expansão do consumo, especialmente dos itens em que o crédito tem participação preponderante. Esta deve ser a tônica da evolução da atividade varejista ao longo dos próximos meses.



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Como faço para falar com você?

O nosso relacionamento é de longuíssimo prazo, somos como velhos amigos que quando se reencontram depois um tempo, tem muito papo para colocar em dia. Atualize seus dados em nosso cadastro para que possamos conversar.

Veja mais
Novo horário de atendimento na ELOS

Novo horário de atendimento na ELOS

A alteração é no início da manhã. O nosso time de relacionamento começará a atender às 9h a partir de 27 de setembro.

Veja mais
Realizamos bate-papo virtual com participantes do Plano CD

Realizamos bate-papo virtual com participantes do Plano CD

Apresentamos os fatores que impactaram no desempenho dos perfis AI e AII este ano e respondemos às principais dúvidas

Veja mais
Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Excelência – agora somos uma empresa certificada ISO 27001 e ISO 27701

Estamos em um seleto grupo de 133 empresas brasileiras certificadas em Segurança da Informação e somos a segunda empresa da América Latina certificada ISO 27701

Veja mais