Pintou aquela promoção e você já ficou doido para aproveitar? Muito cuidado!
Isso pode pôr suas finanças no limite. Isso acontece porque o consumo excessivo, principalmente as compras por impulso podem colocar sua saúde financeira em uma situação complicada, afinal de contas está se comprando algo não planejado.
Essas compras não planejadas e recorrentes podem criar um efeito bola de neve e criar uma dívida gigante! Mas calma, você não precisa deixar de comprar tudo. É preciso ter cautela e avaliar bem se o que você está comprando é algo que realmente você precisa. Após isso, é importante avaliar pelo seu orçamento se você tem condições de pagar. Por isso é tão importante fazer seu planejamento financeiro.
Outro ponto interessante é que você tenha uma reserva de oportunidade exatamente para essas situações. A reserva de oportunidade é o montante de dinheiro que você deixa separado justamente para aproveitar oportunidades que possam aparecer. Mas cuidado, pois não estamos falando de reserva de emergência, embora sejam parecidas, elas têm finalidade diferentes. A reserva de emergência não deve ser usada para aquisição de coisas, ela serve para situações inesperadas, como perda de renda, prejuízos com automóvel ou casa, problemas de saúde ou familiares.
Quer saber mais sobre planejamento financeiro? Visite o site do nosso programa de educação financeira e previdenciária A Escolha Certa.
Autor: Programa A Escolha Certa