Perfis de Investimento


Oferecemos as participantes ativos e assistidos do Plano CD a oportunidade de escolher a carteira de investimentos que mais se adequa ao seu perfil de risco e momento de vida.

Isso significa mais flexibilidade e autonomia para o participante constituir sua reserva para a aposentadoria de forma compatível com suas particularidades e tolerância ao risco.

A opção pelo Perfil de Investimento abrange apenas o saldo dos recursos alocados no Plano CD – subplano CD Puro, e não inclui os recursos do subplano BPDS (Benefício Proporcional Diferido Saldado).

Tipos de Investimentos – Conceitos Importantes

Antes de conhecer os tipos de perfis de investimentos que oferecemos, é importante que o participante tenha uma noção sobre as principais formas de investimentos existentes no mercado financeiro. Conhecê-las é essencial para optar pelo perfil que melhor se adequa a você.

carteira de investimentos é o conjunto de aplicações que a Fundação elege como ativos para serem investidos, de acordo com a Resolução CMN nº 4.661 e a Política de Investimento do plano. Além dos segmentos de Empréstimos aos Participantes e Imóveis, são destaques na nossa carteira as seguintes classes de ativos:

Renda Fixa

Tipo de aplicação na qual a rentabilidade pode ser determinada previamente ou que segue taxas conhecidas do mercado financeiro, como Taxa SELIC (taxa básica de juros da economia brasileira) e IPCA (índice nacional de preços ao consumidor amplo). São exemplos de renda fixa CDB, Certificado de Depósito Bancário, debêntures e títulos públicos federais.

Renda Variável

A aplicação é considerada renda variável quando o retorno ou rendimento é imprevisível, pois flutua com as oscilações de mercado. Ações de empresas, commodities e fundos relacionados são exemplos de renda variável.

Investimentos Estruturados

Segmento abrangente de investimento, que engloba desde fundos de participações em empresas de capital fechado, passando por fundos imobiliários, até fundos multimercado.

Existem diferentes grupos de participantes. Como cada um desses grupos possui motivações e interesses distintos nos resultados da rentabilidade de seus planos de previdência. No Plano CD Eletrosul o participante ativo ou assistido (aposentado ou pensionista) passa a ter o direito de escolher o perfil de seus investimentos.

Veja as regras

Para efetuar a troca de Perfil de Investimento, entre no Meu Acesso, área logada do site, no menu previdência, responda o teste do Perfil de Investimento para somente depois ter acesso ao Termo de Opção.

Preencha o Termo de Opção pelo Perfil de Investimento, em seguida você receberá um e-mail para confirmar a alteração de Perfil. Se você já tiver assinatura eletrônica cadastrada em nosso portal, pode assinar seu termo neste ambiente digital, sem necessidade de enviá-lo assinado em papel para a Fundação. Mas se não tiver feito ainda a sua assinatura eletrônica, aproveite para fazer antes de solicitar a troca do seu perfil. Flexibilizamos e deixamos totalmente digital o processo de cadastro de assinatura eletrônica.

Se você tiver dificuldade de acesso ao ambiente logado do site, pode enviar o termo de opção assinado em papel, juntamente com o teste de perfil respondido, para a ELOS dentro do prazo estabelecido. Fique atento ao prazo final de envio, a data da postagem, via Correios ou malote da CGT Eletrosul, deve ser até o dia 31 de maio.

Seguem o Teste de Perfil e o Termo de Opção, no mesmo arquivo de impressão:

Participante Ativo – Perfis BI, BII, BIII – IMPRIMA AQUI

Participante Assistido – Perfis AI, AII – IMPRIMA AQUI

•  Anualmente, no período de 01 a 31 de maio, você poderá formalizar sua opção do Perfil de Investimento. No caso, poderá manter sua atual opção ou alterar para um outro perfil se assim o desejar. A nova opção passará a vigorar a partir de 1º de julho, subsequente;

•  Caso você não se manifeste neste período, será presumido sua permanência no perfil de investimento até então vigente.

Veja a nossa Cartilha sobre Perfis de Investimento ou leia abaixo os perfis de investimento oferecidos para:

Participantes Ativos do Plano CD

PERFIL BI

Destinado ao participante mais conservador e que não quer correr grandes riscos nos seus investimentos. Tem como meta um retorno de rentabilidade menor do que os outros perfis, porém, proporciona maior estabilidade e um escudo contra a volatilidade do mercado financeiro e, por isso, maior segurança nos momentos críticos.

A carteira de investimentos é de baixo risco, por isso mais estável, e tem objetivo, a médio (de 3 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos), de rentabilidade real entre 1 e 4% ao ano, além da inflação. A aplicação de seus recursos é de até 83% em títulos de renda fixa, sendo 33% atrelados à taxa Selic e 50% ao índice de inflação, e na ordem de 8% em renda variável.

Público-alvo: Participantes ativos do Plano CD Eletrosul (subplano CD Puro).

PERFIL BII

Com uma composição de carteira menos conservadora, podendo ter na ordem de 18% de investimentos em renda variável, esse perfil tem o objetivo, a médio (de 3 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos), de rentabilidade real entre 3% e 5% ao ano, além da inflação. Essa condição, além de poder alcançar maior rentabilidade, pode trazer uma certa instabilidade e riscos de perdas. Isso pode ser perfeitamente administrado pelos participantes que ainda possuem tempo significativo de contribuição e podem recuperar eventuais perdas.

Esse perfil é destinado aos participantes que buscam um pouco mais de rentabilidade e suportam exposição moderada a riscos e oscilações do mercado financeiro.

Público-alvo: Participantes ativos do Plano CD Eletrosul (subplano CD Puro).

PERFIL BIII

Com uma maior exposição da carteira em renda variável – na ordem de 28%, esse perfil busca, a médio (de 3 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos), uma rentabilidade real de 5 a 6% ao ano, além da inflação. Tal condição, porém, expõe o participante a maiores riscos do mercado financeiro, podendo resultar em maiores ganhos, como também a perdas do seu patrimônio em determinados momentos, que podem ser recuperadas no médio e longo prazo. Por isso é essencial que o participante tenha uma visão de retorno de longo prazo.

Esse perfil é destinado aos participantes que tenham maior tolerância a riscos e suportam as oscilações do mercado financeiro, em busca de maiores retornos no longo prazo.

Público alvo: participantes ativos do Plano CD Eletrosul (subplano CD Puro).

SEGMENTOPERFIL BIPERFIL BIIPERFIL BIII
Renda Fixa83,00%73,00%63,00%
Renda Variável8,00%18,00%28,00%
InvestimentosEstruturados2,00%2,00%2,00%
Investimentosno Exterior2,00%2,00%2,00%
Imóveis2,00%2,00%2,00%
Operações comParticipantes3,00%3,00%3,00%

Importante:

Caso você solicite sua aposentadoria e venha requerer o pagamento de benefícios, você será automaticamente alocado para o grupo de Perfis dos Assistidos, podendo neste momento, optar entre os Perfis AI ou AII que passará a vigorar a partir do mês em que se tornar assistido.

Participantes Assistidos do Plano CD

PERFIL AI

Este perfil agrupa investimentos considerados de menor risco e exclui a aplicação de recursos em renda variável, por isso é mais estável. A aplicação de seus recursos será de 95% em títulos de renda fixa, sendo 75% atrelados à taxa Selic e 20% a títulos indexados ao índice de inflação com vencimento de até 5 anos.

Por possuir investimentos mais conservadores, de menor risco, esse perfil é destinado, exclusivamente, aos participantes assistidos (aposentados e pensionistas) que preferem estabilidade, mesmo que isso possa no longo prazo representar uma rentabilidade inferior à do outro perfil, mas também pode significar maior segurança em momentos críticos do mercado.

Este perfil de investimento tem como referência buscar a médio (de 3 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos), rentabilidade real, entre 1% a 3% ao ano.

Público-alvo: Participante assistidos do Plano CD Eletrosul (subplano CD Puro).

PERFIL AII

O Perfil AII é destinado, exclusivamente, aos participantes assistidos (aposentados e pensionistas) que, por admitir certo grau de risco em seus investimentos, desejam ter participação em renda variável. A aplicação de seus recursos será de 85% em títulos de renda fixa e na ordem de 8% em renda variável. Este investidor almeja retornos um pouco maiores e, para isso, aceita correr um pouco mais de risco, embora considere a segurança importante.

Este perfil de investimento tem como referência buscar, a médio (de 3 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos), rentabilidade real entre 3% e 5% ao ano.

Público-alvo: Participantes assistidos do Plano CD Eletrosul (subplano CD Puro).

SEGMENTOPERFIL AIPERFIL AII
Renda Fixa95,00%85,00%
Renda Variável0,00%8,00%
InvestimentosEstruturados0,00%2,00%
Investimentosno Exterior0,00%0,00%
Imóveis2,00%2,00%
Operações com Participantes3,00%3,00%



Fique por dentro do que acontece na ELOS

Pesquisa de satisfação 2021

De 21 de outubro a 5 de novembro você poderá receber uma ligação e ser convidado a participar. Queremos te ouvir e saber sua opinião!

Veja mais
Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Conselho Deliberativo aprova novas alterações na redação do Estatuto da ELOS

Essas alterações estão em discussão desde 2019 e entre os pontos mais importantes está a modificação que possibilita a criação e administração de planos instituídos, inclusive para familiares de participantes

Veja mais
Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Não faremos atendimentos na segunda, dia 11, e na terça-feira, dia 12. Nosso time de relacionamento volta a estar disponível para você no dia 13 em todos os nossos canais!

Veja mais
Novo horário de atendimento na ELOS

Novo horário de atendimento na ELOS

A alteração é no início da manhã. O nosso time de relacionamento começará a atender às 9h a partir de 27 de setembro.

Veja mais