fbpx
Finanças e previdência

Jogos de educação financeira para crianças

Publicado em 19/10/22

A educação financeira é um assunto pouco abordado entre as famílias brasileiras, ainda mais quando o objetivo é ensinar as crianças a poupar dinheiro. Ocorre, que quanto mais cedo a criança se familiarizar com o assunto, maiores serão as chances de ela crescer consciente e investir no futuro nos primeiros anos de independência.

Para ajudar neste processo, separamos 5 jogos que envolvem educação financeira e que vão fazer as crianças aprenderem a lidar com o dinheiro.

  1. Banco Imobiliário

Presente em diversas versões e modelos, que incluem até máquina de cartão, este é um jogo muito popular e que diverte todos os públicos. Entre suas maiores vantagens está a necessidade de pensamento rápido e estratégico para a tomada de decisão mais assertiva.

  1. Renda Passiva

Indicado para crianças acima dos 12 anos, o jogo promove a educação financeira através do investimento em imóveis, renda fixa e ações. O objetivo é multiplicar a renda e totalizar um saldo maior que o total de gastos no jogo.

  1. Dia de Mesada – Turma da Mônica

Ideal para crianças entre 5 e 12 anos, o jogo traz conhecimentos sobre como lidar com a mesada, incluindo técnicas de como guardar, gastar, trocar ou poupar o dinheiro para a compra das peças do tabuleiro.

  1. Piquenique 

O objetivo deste jogo é cumprir os desafios de compra das peças necessárias para jogar, poupando a maior quantia possível. O foco é ensinar a controlar as finanças pessoas desde cedo e o ganhador é o que tiver mais saldo em conta no final do jogo.

  1. Administrando o seu dinheiro

Recomendado para crianças com 8 anos ou mais, este jogo de tabuleiro desafia os jogadores a lidarem com as tarefas cotidianas aumentando o patrimônio. A regra é que o dinheiro não acabe até o fim da partida, mesmo com o pagamento de contas, compra e venda de produtos, recebimento de salários, empréstimos, entre outros.

Chegou a hora de relembrar a infância e aproveitar esses jogos com os seus filhos. Neste Dia das Crianças, é possível presentear e educar ao mesmo tempo. A educação financeira deve fazer parte da vida dos adultos antes que os boletos comecem a chegar. Por isso, ensine hoje para que os seus filhos possam usufruir de uma vida financeira estável amanhã. 

Em breve, você, seus filhos e parentes poderão fazer parte da ELOS através do nosso plano familiar. Fique por dentro das novidades e prepare-se para você a sua família cuidarem do futuro juntos.

Pular para o conteúdo