fbpx
Saúde e Bem Estar

Já tomou sua segunda dose?

Publicado em 10/09/21

A vacina é a arma mais potente contra a propagação do coronavírus. E não se esqueça que a máscara é o escudo.

No início do ano de 2020 todos nós fomos pegos de surpresa pela pandemia, tivemos que nos adequar a vários protocolos de saúde e seguir regras sociais com o intuito de diminuir a propagação do vírus. O coronavírus, causador da COVID-19, faz parte de uma família viral, e ao contrário do que muitas pessoas imaginam esse vírus não é recente, foi descoberto em meados de 1960, e nessa época causou infecções respiratórias em seres humanos e animais. Gatos e cães podem contrair o coronavírus de suas próprias espécies, o que não tem relação com a variante da Covid-19, sendo assim, os animais não podem transmitir a doença aos seres humanos.

Com o avanço da pandemia muito se comentou sobre a possibilidade da criação de uma vacina, por meio da ciência e com o apoio de profissionais da saúde, vários países se mobilizaram para que essa possibilidade se tornasse real. Em menos de um ano, laboratórios de pesquisa desenvolveram vacinas, testaram e comprovaram eficácia.

Vários setores do comércio e da indústria foram afetados com a pandemia, e em consequência disso o desemprego bateu na porta de muitas pessoas, os cuidados com a higiene e a saúde tornaram-se imprescindíveis. Com a chegada das vacinas, as pessoas voltaram a ter esperança, e automaticamente os setores se sentiram mais à vontade e confiantes. As vacinas são a chave para a redução das mortes causada pelo coronavírus e para a retomada da economia. A maioria delas tem eficácia alta após a aplicação da segunda dose. Por esse motivo, se a vacina que você tomou tem indicação de duas doses, não há motivo para descumprir a orientação dos cientistas e profissionais da saúde.

A vacina tem um papel importante no nosso organismo, ela estimula a criação de anticorpos no sistema imunológico, agindo da seguinte maneira: quando a vacina entra em contato com o nosso corpo, ela impede que os agentes patogénicos (organismos causadores de doenças) se propaguem. Lembrando que a segunda dose é tão importante quanto à primeira, através de análises foi comprovada a eficácia do imunizante a partir de duas aplicações, exceto as vacinas que são de dose única, como por exemplo, a Janssen. As pessoas que não completam o cronograma vacinal ficam mais suscetíveis à infecção pelo novo coronavírus.

Lembrando que a vacina não substitui os nossos cuidados com higiene e o uso da máscara. Todas as medidas de prevenção devem ser mantidas, pois mesmo sem desenvolver a doença, a pessoa vacinada pode ter o vírus e transmiti-lo, principalmente para as pessoas que não completaram seu esquema vacinal ou que não podem se vacinar ainda, como as crianças.

E como não é demais reforçar, seguem as principais regrinhas que salvam vidas: 

– Use máscara, principalmente, em locais fechados e com mais pessoas;

– Mantenha o distanciamento mínimo de 1 metro e meio em locais públicos;

– Lave as mãos com bastante frequência e utilize álcool gel sempre que tocar em objetos que mais pessoas também tocam.

Fontes:

https://www.who.int/pt/news-room/feature-stories/detail/how-do-vaccines-work?gclid=Cj0KCQjw4eaJBhDMARIsANhrQAA7LRJ9EHXnKUPWdgRmuyuR5pV0UzvOxLVt79BrJJ-sbcA2EMyYFLgaAg1DEALw_wcB

https://www.bemparana.com.br/noticia/secretaria-de-saude-reforca-a-importancia-da-segunda-dose-da-vacina-anticovid#.YTpTFp1KiUk

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/vacinacao-contra-covid-19-a-importancia-da-segunda-dose

Pular para o conteúdo